Beba 3 cafés por dia (o risco compensa)

Um estudo, publicado recentemente, desmistificou a ideia de que consumir três chávenas de café por dia está associado a um deterioramento da saúde. O consumo de cafeína traduz-se, pelo contrário, num aumento de vantagens para a saúde a curto e a longo prazo.

O consumo de três ou quatro chávenas de café diárias está associado a uma menor probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, como ataques de coração ou derrames cerebrais, e doenças hepáticas, como a cirrose.

O estudo, publicado esta semana na British Medical Journal, defende que o risco de desenvolver uma doença cardíaca é 19% menor nas pessoas que consomem café regularmente.

No entanto, o consumo não deve ser exagerado, e deve ser ajustado à condição de saúde de cada consumidor em particular. No caso das grávidas, por exemplo, a ingestão de cafeína não deve ultrapassar os 200mg por dia, isto é, cerca de duas chávenas de café.

Segundo a BBC, o estudo reúne uma análise estatística de 218 pesquisas anteriores – que apresentaram cerca de 70 resultados distintos – e foi conduzido na faculdade de medicina da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

A investigação, a cargo de Robin Poole, um especialista na área da saúde, revela que, apesar desta correlação, não é possível afirmar que o café é o principal responsável pela menor incidência de doenças. Fatores como a idade, o tabagismo, e a prática de exercício físico podem ter efeito na saúde das pessoas.

O professor Paul Roderick, co-autor do estudo, sustenta, porém, que “os benefícios do consumo moderado de café parecem superar os riscos“.

Os investigadores admitem que é difícil precisar o impacto do café na saúde das pessoas. O máximo que conseguiram, até agora, foram associações positivas entre quem bebe café e a incidência de determinadas doenças, se comparado aos que não consomem ou consomem em menor quantidade.

Eliseo Guallar, professor na escola de saúde pública John Hopkins Bloomberg, é comedido em relação aos resultados, e ressalva que os efeitos da ingestão de grandes quantidades de cafeína ainda são incertos.

“O consumo moderado parece ser notavelmente seguro, e pode ser incorporado como parte de uma dieta saudável pela maioria da população adulta”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Preço da luz voltar a subir em 2019. ERSE propõe aumento de 0,1%

O preço da eletricidade para os clientes domésticos que fazem parte do mercado regulado deve aumentar 0,1% já em 2019, o que implica, em média, um aumento 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas. …

Câmara de Lisboa admite que SMS da EMEL foi uma situação "excecional"

A Proteção Civil municipal "considerou relevante" utilizar a base de dados da EMEL para enviar a SMS sobre os riscos da tempestade Leslie, "dada a necessidade de alertar o maior número de pessoas", revelou o …

China diz que campos de reeducação no Xinjiang servem para "treinos vocacionais"

O governador da região do Xinjiang, extremo noroeste da China, descreveu hoje o internamento massivo de membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigure como um "sistema de formação" que "salva" do extremismo religioso. Shohrat …

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …