Beba 3 cafés por dia (o risco compensa)

Um estudo, publicado recentemente, desmistificou a ideia de que consumir três chávenas de café por dia está associado a um deterioramento da saúde. O consumo de cafeína traduz-se, pelo contrário, num aumento de vantagens para a saúde a curto e a longo prazo.

O consumo de três ou quatro chávenas de café diárias está associado a uma menor probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, como ataques de coração ou derrames cerebrais, e doenças hepáticas, como a cirrose.

O estudo, publicado esta semana na British Medical Journal, defende que o risco de desenvolver uma doença cardíaca é 19% menor nas pessoas que consomem café regularmente.

No entanto, o consumo não deve ser exagerado, e deve ser ajustado à condição de saúde de cada consumidor em particular. No caso das grávidas, por exemplo, a ingestão de cafeína não deve ultrapassar os 200mg por dia, isto é, cerca de duas chávenas de café.

Segundo a BBC, o estudo reúne uma análise estatística de 218 pesquisas anteriores – que apresentaram cerca de 70 resultados distintos – e foi conduzido na faculdade de medicina da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

A investigação, a cargo de Robin Poole, um especialista na área da saúde, revela que, apesar desta correlação, não é possível afirmar que o café é o principal responsável pela menor incidência de doenças. Fatores como a idade, o tabagismo, e a prática de exercício físico podem ter efeito na saúde das pessoas.

O professor Paul Roderick, co-autor do estudo, sustenta, porém, que “os benefícios do consumo moderado de café parecem superar os riscos“.

Os investigadores admitem que é difícil precisar o impacto do café na saúde das pessoas. O máximo que conseguiram, até agora, foram associações positivas entre quem bebe café e a incidência de determinadas doenças, se comparado aos que não consomem ou consomem em menor quantidade.

Eliseo Guallar, professor na escola de saúde pública John Hopkins Bloomberg, é comedido em relação aos resultados, e ressalva que os efeitos da ingestão de grandes quantidades de cafeína ainda são incertos.

“O consumo moderado parece ser notavelmente seguro, e pode ser incorporado como parte de uma dieta saudável pela maioria da população adulta”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …