BCP propôs cortes salariais para evitar despedimento

Shadowgate / wikimedia

-

O presidente do BCP disse hoje que o banco está a negociar com os sindicatos reduções salariais entre 5% a 10% para evitar uma maior saída de trabalhadores e mesmo o recurso ao despedimento colectivo.

Os sindicatos da banca e o BCP estão há algumas semanas a negociar uma redução dos salários até 2017, quando o banco deverá ter recomprado todo o capital que o Estado injectou no BCP, para que se evite a redução de mais de 1.200 trabalhadores acordada com a Comissão Europeia por o ano passado o Estado ter injectado 3.000 milhões de euros no banco para o recapitalizar.

Nuno amado não quis adiantar pormenores sobre a redução salarial proposta, mas avançou que “o número andará entre 5% e 10%” sublinhando que este corte será “temporário”, ou seja, durará “enquanto o banco tiver o apoio público”.

Já sobre quantos trabalhadores serão poupados da saída do banco, caso a redução salarial avance, o presidente do BCP voltou a refugiar-se no facto de as negociações ainda decorrerem, mas disse que “a diferença entre um cenário e outro são 400 a 500 postos de trabalho”.

Isto é, se houver acordo para se cortarem salários, entre 400 a 500 trabalhadores serão poupados do desemprego.

O presidente do banco disse ainda que espera que até final deste mês haja pelo menos “um princípio de acordo”.

“Não havendo acordo, há o acordo que temos com a Direcção-Geral da Concorrência, que implica um conjunto de rescisões unilaterais já que banco tem de cumprir com os compromissos subjacentes para bem do banco e da economia portuguesa”, afirmou Nuno Amado.

O BCP tinha 8.703 trabalhadores em Portugal no final de Setembro, cerca de menos 150 trabalhadores do que no fim do ano passado. Em 2012, o banco já tinha levado a cabo um amplo programa de corte de postos de trabalho, com mais de 900 trabalhadores a saírem do banco, a maior parte através de rescisões amigáveis.

Em Setembro, depois de acordar o plano de reestruturação com a Comissão Europeia, o BCP apresentou aos sindicatos as linhas mestras desse plano, caso da redução de custos com pessoal.

Então, o secretário-geral da Febase – Federação do Sector Financeiro explicou à Lusa que uma das exigências desse plano era a dispensa de pessoal.

“Fala-se em mais de 1.200 trabalhadores. Com o ajustamento salarial temporário o número de dispensados seria consideravelmente reduzido para 400”, afirmou então o dirigente sindical.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …