/

BCE pode vir a sugerir criação de “banco mau” para absorver malparado, revela Moody’s

volker-kannacher / Flickr

Sede do Banco Central Europeu, Frankfurt

A Moody’s avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um “banco mau” para acomodar o crédito malparado.

A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a sugerir a criação de um “banco mau” (“bad bank”) para ficar com crédito malparado que deverá disparar nos bancos europeus devido à crise provocada pelo novo coronavírus.

“Um ‘banco mau’ seria positivo para o [rating de ] crédito dos bancos europeus porque envolveria algum grau de apoio público, que ajudaria os bancos a proteger a sua solvência e eventualmente e evitar falências”, lê-se na análise ao setor divulgada esta segunda-feira pela Moody’s.

A agência de rating recorda uma carta, datada de 25 de maio, do presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Andrea Enria, ao membro do parlamento alemão Frank Schaffler na qual disse que, pessoalmente, apoia o conceito de uma plataforma europeia de gestão de ativos problemáticos dos bancos face a uma degradação generalizada dos créditos devido à crise, isto apesar de o BCE ainda não ter uma posição final sobre o assunto.

No entanto, mantêm-se os obstáculos à criação de um “bad bank”. A Moody’s considera que os obstáculos legais diminuem, mas que os políticos aumentam devido à sua dependência do dinheiro dos contribuintes.

Segundo a agência, o BCE deverá estar a considerar que medidas recentes protegem o rácio de capital dos bancos, como suspensão de dividendos e alívio das exigências regulatórias, não serão suficientes e serão precisas ações mais fortes, como o “bad bank”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.