BBC vai expor escândalo de corrupção e resultados combinados no ténis mundial

paulafunnell / Flickr

Partida de ténis no Open de Wimbledon 2015

Partida de ténis no Open de Wimbledon 2015

A emissora britânica BBC anunciou este domingo no seu site que tem documentos secretos com provas de partidas combinadas entre jogadores da elite do ténis mundial nos últimos anos.

O canal estatal de TV britânico BBC, em conjunto com o site de notícias Buzzfeed News, irão divulgar esta terça-feira as informações contidas em documentos secretos, obtidos durante uma ampla investigação sobre uma suposta rede formada entre apostadores e atletas de nível internacional.

A investigação conjunta promete revelar um mundo paralelo de apostas no valor de milhões de libras, envolvendo jogadores da elite do ténis mundial, e expor provas de combinação de resultados que as autoridades do ténis mantiveram secretas durante anos.

Os documentos a que a BBC e o Buzzfeed tiveram acesso – e a que já chamam de Fixing Files – contêm provas da actividade de sindicatos de jogo russos e italianos, que a Associação de Tenistas Profissionais terá identificado (e arquivado) em 2008.

Betting worth billions. Elite players. Violent threats. Covert messages with Sicilian gamblers. And suspicious matches at Wimbledon. Leaked files expose match-fixing evidence that tennis authorities have kept secret for years.
The Tennis Racket – A Buzzfeed News / BBC Investigation

Os documentos revelam que ao longo dos últimos dez anos 16 jogadores do top 50 do Ranking ATP, terão sido investigados pela UIT – Unidade de Integridade do Ténis, sob suspeita de se envolverem em combinação de resultados.

Segundo a BBC, nenhum dos tenistas foi punido pela UIT, unidade anti-corrupção criada em 2008,com uma política de “tolerância zero” para a corrupção no ténis.

Todos os tenistas envolvidos continuaram a competir.

Os nomes dos tenistas investigados não foram revelados pela emissora inglesa, mas, de acordo com responsáveis da BBC, incluem vencedores de torneios do Grand Slam.

Segundo as investigações, três do encontros viciados terão sido realizados em Wimbledon, o mais tradicional torneio da elite do ténis mundial.

Ainda segundo a emissora britânica, oito dos jogadores investigados pela UIT ao longo dos últimos anos participam no Open da Austrália, que começa esta segunda-feira.

Novak Djokovic, o número 1 do ranking ATP, já veio comentar estes dados, negando a ideia de que exista corrupção no topo da hierarquia da modalidade.

O tenista também contou que, em 2007, recebeu uma proposta de mais de 180 mil euros para perder um jogo num torneio em São Petersburgo, na Rússia, a qual diz ter recusado prontamente.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …