A BBC corre o risco de extinção (e a culpa é da Netflix e do YouTube)

A BBC corre o risco de extinção se não recuperar rapidamente os espetadores mais jovens que escapam sobretudo para a Netflix e para o YouTube.

A BBC enfrenta a perspetiva de “não ser mais sustentável no modelo atual” se não recuperar os públicos jovens e jovens adultos, em migração acelerada para as concorrentes plataformas de streaming.

A OfCom, regulador britânico da comunicação social, aponta, de acordo com o semanário Expresso, para o perigo de “uma geração perdida” por parte do operador público britânico de rádio e televisão, perante a descida das audiências dos públicos com idades entre os 16 e os 24 anos, abaixo dos 50% registados pela primeira vez no histórico dos seus relatórios anuais.

O estudo mediu a audiência média semanal dos canais de televisão da BBC e assinalou 49% no target 16-24 anos, que desce aos 46% quando considerado apenas o género masculino. A redução da adesão dos jovens e jovens adultos verifica-se igualmente quando se analisa o indicador do tempo médio dedicado a assistir à oferta da BBC, que se fixa atualmente em uma hora e 12 minutos por dia, tendo decrescido cinco minutos face ao ano passado.

O relatório não se fica por medir e analisar os consumos da oferta dos canais lineares tradicionais da BBC. Considera e soma também o consumo da audiência através da distribuição levada a cabo pela plataforma digital desenvolvida pelo broacaster público: o iPlayer. Aqui também decresce. O acesso dos jovens entre os 15 e 24 anos, neste caso, perde dois pontos percentuais ao longo do último ano – dos 28% para os 26%.

Já a Netflix faz saber que as audiências entre os públicos jovens do Reino Unido treparam dos 56% para os 66%. A OfCom conclui que as iniciativas lançadas pela BBC para fazer face à migração dos mais jovens está longe de ser suficiente, pelo que convoca os executivos do canal a apresentarem um plano de maior detalhe destinado a melhorar a oferta a toda a sociedade britânica, incluindo os grupos menos satisfeitos.

O relatório assinala, de resto, que “a ausência de um plano claro e transparentemente articulado” torna difícil verificar quaisquer progressos. Sharon White, CEO da OfCom, considera que “a BBC ainda é uma parte vital e valorizada da cultura britânica. Mas estamos preocupados que uma nova geração esteja a abandonar os seus serviços. A BBC tem de adotar um plano mais ousado” para se conectar aos públicos jovens.

Por outro lado, fonte da BBC considera que a forma como o regulador britânico põe as coisas é “sensacionalista” e não reflete os mais recentes progressos do operador público.

Um porta-voz da BBC reagiu às conclusões do documento dizendo que a corporação “está a desenvolver um claro plano que vai ao encontro das necessidades dos mais jovens e das diversas audiências”. O plano assenta na energização do iPlayer, alargando o período de “catch-up” dos atuais 30 dias para doze meses e da renovação do serviço de streaming.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …