Cliff Richard estava de férias quando BBC fez buscas à sua casa em direto. Agora, vai receber 2,2 milhões de euros

O cantor estava de férias em Portugal quando deparou com a transmissão em direto da operação, que tinha por base as acusações de uma alegada vítima de abusos.

Agora, a BBC vai pagar 2 milhões de libras (2,2 milhões de euros) ao cantor Cliff Richard devido ao modo como cobriu as buscas à casa do cantor em 2014. Richards, atualmente com 78 anos, era acusado por um homem de abusos sexuais que teriam sido cometidos em 1985, mas as suspeitas não se confirmaram.

As buscas aconteceram no contexto da Operação Yewtree, desencadeada após as revelações sobre abusos maciços sobre menores cometidos ao longo de décadas por Jimmy Saville, uma antiga estrela da BBC entretanto falecida. Uma série de pessoas famosas foram acusadas de crimes antigos e presas no contexto dessa operação.

Um jornalista da BBC, Dan Johnson, teve conhecimento das suspeitas sobre Richard e foi avisado com um dia de antecedência sobre a hora em que iam decorrer buscas à casa no Berkshire, em Inglaterra. Richard, de férias em Portugal, encontrava-se num hotel quando deparou com a cobertura em direto sobre as buscas da BBC.

A estação tinha arranjado um helicóptero para esse fim e, durante horas, o cantor assistiu em direto. “É difícil explicar às pessoas a sensação”, contou mais tarde. “Só voltei a esse apartamento uma vez, para recolher as minhas roupas. Foi pior do que ser assaltado”.

As buscas não terão encontrado nada de relevante, mas as suspeitas persistiram durante algum tempo. “Tive quatro anos terríveis e foi horrível”, disse Richard. “Não desejo isso nem ao meu pior inimigo. Foi tumultuoso, emocionalmente esgotante, traumático”.

Mas, em 2016, as autoridades anunciaram que o cantor não seria acusado e foi ele que decidiu processar a polícia e a BBC. Uma primeira decisão judicial, em 2017, resultou numa indemnização de 400 mil libras (440 mil euros) atribuída pela polícia do South Yorkshire ao cantor. O caso prosseguiu contra a BBC, e, após uma primeira sentença que mandou a estação pagar-lhe pouco mais de um milhão, chegou à conclusão, por acordo.

Os tribunais criticaram a cobertura desnecessariamente “sensacionalista” e invasiva da BBC, mas há quem note que o caso poderá tornar mais difícil a cobertura de processos-crime no futuro.

O cantor passou a defender o anonimato das pessoas acusadas por crimes sexuais antes da condenação – do mesmo modo que a lei protege as alegadas vítimas.

Quanto aos 2 milhões agora recebidos, o artista esclareceu que cobrem apenas cerca de metade dos custos que teve com advogados e tribunal ao longo de cinco anos. Os advogados reiteraram que perdeu bastante dinheiro. Pela sua parte, a BBC declarou-se satisfeita, notando que o seguro cobre essa indemnização para pagar custos legais.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

MP analisa donativos de comunidade chinesa às vítimas de Pedrógão

Os donativos de 91 mil euros feitos pela comunidade chinesa em Portugal à Câmara de Pedrógão Grande, visando ajudar as vítimas dos incêndios de 2017, estão a ser analisados e o Ministério Público de Figueiró …

Inflação congela pensões superiores a 658 euros. Só pensões mais baixas vão receber aumento de 10 euros

No próximo ano, as pensões mais baixas deverão receber um aumento extraordinário de 10 euros. As demais pensões ficarão congeladas em 2021. De acordo com o ECO, quando a média do crescimento real do PIB, nos …

Espanha. Governo de Aznar suspeito de adjudicações irregulares de 600 milhões de euros

As autoridades espanholas estão a investigar alegadas irregularidades em 23 adjudicações de obras públicas de cinco ministérios do último mandato de José María Aznar, ex-primeiro-ministro de Espanha, de 600 milhões de euros. Segundo noticiou esta segunda-feira …

Anthony Fauci prevê "explosão" de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o …

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …