/

BBC condenada por pagar menos 2.900 euros por programa a jornalista mulher

A BBC, cadeia de televisão pública britânica, foi condenada por discriminação salarial no âmbito de um processo que opunha a jornalista Samira Ahmed, pivô do programa Newswatch, à empresa. 

Desde 1970 que a lei britânica determina que, para trabalho igual, deve ser praticado um salário igual, independentemente do género dos trabalhadores. No entanto, há dois anos, mais de 170 funcionárias da BBC denunciaram a uma comissão parlamentar a descriminação de que eram alvo.

Samira Ahmed, apresentadora do programa Newswatch, era um dos casos. A jornalista recorreu aos tribunais, acusando a estação pública de discriminação e exigindo uma remuneração igual à de Jeremy Vine, pivô da estação que apresentava um programa de conteúdo semelhante, mas recebia um ordenado superior.

Segundo o Expresso, estava em causa uma disparidade de 2.900 euros por programa. Jeremy Vine recebia cerca de 3.600 euros por programa, enquanto que Samira Ahmed não ia além dos 700 euros.

Naquela que foi apelidada pela imprensa britânica como uma “decisão histórica”, o tribunal de Londres deu razão a Samira Ahmed, considerando que o seu trabalho tinha “igual valor” ao de Jeremy Vine. Os juízes consideraram a diferença “impressionante” e criticaram a falta de transparência e de coerência na política salarial da BBC.

Apesar de a cadeia de televisão ter alegado que Ahmed e Vince desempenhavam funções diferentes, o tribunal não deu como provado o argumento. Apesar da condenação, a sentença não clarifica se Samira Ahmed receberá ou não a compensação que requeria.

Contudo, a BBC já assumiu publicamente que trabalhará em conjunto com a jornalista para alcançar o melhor entendimento possível.

Esta decisão já foi considerada determinante pelo Conselho de Género da Federação Internacional de Jornalistas, que espera que mais mulheres jornalistas reivindiquem igualdade salarial em tribunal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.