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Receita para mudar o mundo dos elétricos: junte uma pitada de sal

ZAP // Dall-E-2

Eis as baterias à base de sódio, uma concorrente formidável às suas equivalentes de iões de lítio. A indústria mudou?

O título pode ser provocatório mas, num resumo criativo, é esse o retrato que apanhamos na agência Reuters.

A indústria automóvel global está a testemunhar um potencial momento de transformação: o surgimento de baterias à base de sódio, uma concorrente formidável às suas equivalentes de iões de lítio.

BYD e a Stellantis já estão a abraçar esta tecnologia. O panorama dos veículos elétricos (VEs) pode mesmo sofrer uma mudança significativa.

O sódio, abundante e mais barato que o lítio, apresenta uma alternativa convincente para as baterias de VE.

Apesar de armazenar menos energia por quilograma do que o lítio, as baterias de sódio destacam-se por tempos de carregamento mais rápidos e melhor desempenho em climas frios.

Além disso, a disponibilidade generalizada do sódio no sal e na barrilha torna-o uma perspetiva atraente para uma adoção em massa.

Embora as baterias de sódio exijam pacotes maiores para alcances prolongados, a acessibilidade e os benefícios ambientais são cativantes.

À medida que crescem as preocupações com a dependência da cadeia de abastecimento da China, o sódio oferece uma oportunidade para diversificar as fontes.

Os Estados Unidos, com vastas reservas de barrilha, poderiam emergir como um país-chave no mercado de baterias de sódio.

Além das implicações geopolíticas, as baterias de sódio são adequadas para veículos mais pequenos e são melhores soluções de armazenamento de energia, alinhando-se com a crescente procura em mercados como a Índia e o Sudeste Asiático.

Empresas como a Reliance Industries estão a capitalizar esta tendência, adquirindo startups focadas na tecnologia de baterias de sódio.

O investimento da Stellantis na Tiamat e a construção de uma fábrica de baterias de sódio pela BYD, na China, destacam o ímpeto da indústria em direção às soluções baseadas em sódio.

Apesar dos desafios que permanecem, como a expansão da capacidade de produção, as baterias de sódio oferecem uma via promissora para reduzir a dependência da China e remodelar a dinâmica do mercado de VEs.

À medida que grandes empresas, como a CATL, lideram a comercialização de produtos de iões de sódio, intensifica-se a corrida para dominar a próxima era da mobilidade elétrica.

ZAP //

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