Eis as baterias à base de sódio, uma concorrente formidável às suas equivalentes de iões de lítio. A indústria mudou?
O título pode ser provocatório mas, num resumo criativo, é esse o retrato que apanhamos na agência Reuters.
A indústria automóvel global está a testemunhar um potencial momento de transformação: o surgimento de baterias à base de sódio, uma concorrente formidável às suas equivalentes de iões de lítio.
BYD e a Stellantis já estão a abraçar esta tecnologia. O panorama dos veículos elétricos (VEs) pode mesmo sofrer uma mudança significativa.
O sódio, abundante e mais barato que o lítio, apresenta uma alternativa convincente para as baterias de VE.
Apesar de armazenar menos energia por quilograma do que o lítio, as baterias de sódio destacam-se por tempos de carregamento mais rápidos e melhor desempenho em climas frios.
Além disso, a disponibilidade generalizada do sódio no sal e na barrilha torna-o uma perspetiva atraente para uma adoção em massa.
Embora as baterias de sódio exijam pacotes maiores para alcances prolongados, a acessibilidade e os benefícios ambientais são cativantes.
À medida que crescem as preocupações com a dependência da cadeia de abastecimento da China, o sódio oferece uma oportunidade para diversificar as fontes.
Os Estados Unidos, com vastas reservas de barrilha, poderiam emergir como um país-chave no mercado de baterias de sódio.
Além das implicações geopolíticas, as baterias de sódio são adequadas para veículos mais pequenos e são melhores soluções de armazenamento de energia, alinhando-se com a crescente procura em mercados como a Índia e o Sudeste Asiático.
Empresas como a Reliance Industries estão a capitalizar esta tendência, adquirindo startups focadas na tecnologia de baterias de sódio.
O investimento da Stellantis na Tiamat e a construção de uma fábrica de baterias de sódio pela BYD, na China, destacam o ímpeto da indústria em direção às soluções baseadas em sódio.
Apesar dos desafios que permanecem, como a expansão da capacidade de produção, as baterias de sódio oferecem uma via promissora para reduzir a dependência da China e remodelar a dinâmica do mercado de VEs.
À medida que grandes empresas, como a CATL, lideram a comercialização de produtos de iões de sódio, intensifica-se a corrida para dominar a próxima era da mobilidade elétrica.