Nova bateria mantém telemóvel carregado durante cinco dias

Investigadores desenvolveram uma nova bateria de lítio-enxofre, com uma capacidade cinco vezes maior do que as melhores baterias de iões de lítio que equipam telemóveis e carros elétricos.

Mahdokht Shaibani, investigador da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália, desenvolveu, em conjunto com a sua equipa, uma bateria com uma capacidade cinco vezes maior do que as baterias de iões de lítio.

Esta nova bateria tem uma eficiência de 99% por mais de 200 ciclos, e uma versão do tamanho de uma bateria comercial poderia alimentar os telemóveis mais modernos durante cinco dias.

O maior problema das baterias de lítio-enxofre é o facto de a capacidade do elétrodo de enxofre para armazenar energia ser tão grande que acaba por se “esfarelar” com os repetidos ciclos de carga e descarga. Para fazer a bateria durar mais tempo, é preciso reduzir a capacidade de carga.

Segundo o NewScientist, este fenómeno acontece porque o elétrodo de enxofre expande-se e contrai-se cada vez que carrega e disponibiliza energia, com uma variação de volume de cerca de 78%. A mudança de volume também acontece nos elétrodos das baterias de iões de lítio, mas numa proporção oito vezes menor.

Para impedir a desintegração do elétrodo na nova bateria, os investigadores deram mais espaço às partículas de enxofre para se expandirem e contraírem.

Normalmente, as baterias de lítio-enxofre têm materiais adicionados que unem as partículas no interior para que a bateria não quebre quando se expande. Shaibani usou uma quantidade mais pequena de um material de ligação de polímero no elétrodo e criou estruturas mais espaçadas entre as partículas de enxofre.

De acordo com o artigo científico, publicado a 3 de janeiro na Science Advances, o polímero cria pontes entre as partículas – em vez de uma rede densa – que equilibram a resistência da bateria a quebrar com a sua capacidade de descarregar uma grande quantidade de energia.

Esta nova bateria de lítio-enxofre podia ser capaz de reduzir drasticamente o custo das baterias dos carros elétricos, uma vez que o enxofre é abundante e extremamente barato.

No entanto, este tipo de baterias enfrentam problemas éticos semelhantes às baterias de iões de lítio. “Para ter energia muito mais barata e baterias mais éticas, precisamos de um sistema de armazenamento de energia radicalmente novo“, defende Shaibani.

Os investigadores vão continuar a testar os protótipos destas baterias, com vista a fabricá-los comercialmente na Austrália nos próximos anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …