Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

Tiago Petinga / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou esta terça-feira a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação contra a Covid-19.

Em declarações à margem de uma visita ao centro de comando da task force para a vacinação, em Oeiras, a líder da OE destacou a colaboração com a equipa liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo neste processo e enfatizou que a perspetiva do Ministério da Saúde de ter 130 mil pessoas vacinadas por dia em julho, como veiculado na segunda-feira pela ministra Marta Temido, representa uma “oportunidade” de recrutamento de jovens licenciados.

Ninguém é de ferro, não somos super-heróis e notamos que os enfermeiros estão muito desgastados. Não nos podemos esquecer que muitos não tiveram férias no ano passado. Portanto, eles precisam objetivamente de ter esse período de descanso e temos aqui uma oportunidade que são os mais de três mil recém-licenciados que estão a sair para o mercado de trabalho e que a única coisa que o Ministério da Saúde tem que fazer é contratá-los”, disse.

Segundo Ana Rita Cavaco, no ano 2020, mesmo com a pandemia de covid-19, saíram 1.230 enfermeiros para o estrangeiro. Por isso, frisa, a solução passa pela criação de condições para a permanência dos enfermeiros.

“A minha resposta: é vamos embora vacinar. Contratem estes recém-licenciados e estamos aptos a fazer isso”, frisou, deixando o repto ao Governo: “Seguramente que se o objetivo é aumentar o ritmo de vacinação, então vou contratar estes enfermeiros que saíram e que estão a sair para o mercado de trabalho”.

Paralelamente, a bastonária da OE manifestou a expectativa de que os eventuais contratos que venham a ser estabelecidos com os enfermeiros não sejam de natureza precária.

“Quando os outros países vêm a Portugal contratar os enfermeiros portugueses oferecem condições maravilhosas, não só em termos de vínculo duradouro como em termos de ordenado e da sua especialidade, que é uma coisa que nós estamos ansiosamente a aguardar pela negociação com o Ministério: o internato da especialidade, porque os enfermeiros ainda pagam do seu bolso”, observou.

Questionada sobre o aumento do número de casos de Covid-19 na área metropolitana de Lisboa, Ana Rita Cavaco vincou serem situações que “precisam de resposta” e que, pelo timing, coincidir com o período de férias, há a “possibilidade de contratar os recursos humanos, os enfermeiros, e alargar o espaço em termos de internamento”.

Finalmente, a líder da OE adiantou que há “ainda muitos enfermeiros por vacinar“, por terem estado infetados recentemente com covid-19 e terem de cumprir a norma de seis meses da Direção-Geral da Saúde, embora não tenha revelado números absolutos nesta fase.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. oh sra bastonaria , entao acha que vacinar sao pra pessoas inesperientes? Porque não eu?…tambem aprendi a dar umas injeçoes…tenha juizo e esteja calada…caramba…faz tempo que nao se ouvia….

  2. Oh Senhora bastonária, caramba, reveja o seu código de ética, eu estive agora internada em osteo, alguns do/as seus enfermeiros/as sabiam mais que os médicos, até sabiam mais que os cirurgiões, a minha saúde é que perdeu, eu sei que a enfermagem dá formação aos auxiliares, reveja isso também, tenham pelo menos vergonha, primeiro cresçam, e depois apareçam.

  3. aproveitar ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação contra a Covid-19… Só precisa de dois requisitos: Não ser gorda nem fura-filas!

RESPONDER

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após se candidatar às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …