Barulho enigmático no céu tem explicação científica (e relação com a pandemia)

davedehetre / Flickr

Devido à pandemia de covid-19, os índices de poluição caíram acentuadamente. Como consequência, outros gases presentes na atmosfera estão a causar certos ruídos que intrigaram os internautas.

No sábado, a hashtag #barulhonoceu estava entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Memes, teorias ligadas ao novo coronavírus e referências ao Apocalipse irromperam na rede social, depois de vários internautas de inúmeras regiões brasileiras terem registado o misterioso ruído que veio do céu.

O site BHAZ entrevistou especialistas, entre eles a professora de Física Bruna Ignaczuk, que referiu que o forte barulho que os brasileiros ouviram no sábado tem uma relação direta com a pandemia de covid-19, uma vez que os níveis de poluição diminuíram em virtude de uma redução da atividade humana.

Isto significa que o facto de o barulho ter ocorrido durante um período de quarentena internacional pode não ter sido uma coincidência.

“Com a diminuição acentuada do funcionamento da indústria, a redução da quantidade de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases“, explicou a especialista. Apesar de raro e enigmático, o som é natural, havendo até registos do mesmo ruído na Rússia desde 2012.

“O som ocorre quando os gases entram em contacto com a mudança da pressão atmosférica, tal como acontece quando o ar sai de um balão ou de uma panela de pressão”, explicou Ignaczuk.

A quarentena, uma das principais consequências das medidas de isolamento social, tem impactos bruscos e negativos na economia, mas tem conseguido diminuir os índices de poluição.

Imagens de satélites captadas entre janeiro e março pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela NASA mostram uma redução drástica das emissões de dióxido de nitrogénio (NO2). Uma das regiões onde o efeito é mais visível é o norte da Itália.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Lol!
    Tinha de ser no Brasil, um país em que a maioria da população vive na ignorância e obscurantismo de seitas religiosas.
    Se assim não fosse, não teriam eleito Presidente o Donaldo Bolsonaro, essa rara arara monocromática da floresta amazónica…

  2. Pelo menos não escolheram um partido cujo primeiro-ministro tem amigos que emprestam 32 milhões de euros em envelopes, manda desaparecer jornalistas, queria comprar estações de televisão com dinheiro do estado, casa de luxo em paris, vida de luxo onde chegou a gastar 100.000 euros por mês, almoçaradas de 10.000 euros e mandou o país para a bancarrota. E agora com a crise económica que ai vem é que vamos ver como vai influenciar as nossas vidas esse buracão de uma dívida pública que passou 67% para 110% do PIB

  3. Dado um determinado fenômeno sem fazer qualquer experiência científica e efetuar registos uma alegada cientista, ou seja alguém com alvará de copy paste universitário alega o seu fundamento… em vez de dizer que não sabe ou que seria um estudo a equacionar!!! E como nos tempos antigos se referia que só Deus sabia ou era algum demônio, neste tempo já não é deuses nem demonios mas o aquecimento global!!!

  4. Ledo engano. Essa ideia de que aqui todos os dias são de carnaval e que as mulheres andam de biquinis nas ruas é pensamento ultrapassado. Pesquise notícias atuais do Brasil e quando essa pandemia de coronavirus passar, venha visitar o país mas sem preconceitos.

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …