Barulho enigmático no céu tem explicação científica (e relação com a pandemia)

davedehetre / Flickr

Devido à pandemia de covid-19, os índices de poluição caíram acentuadamente. Como consequência, outros gases presentes na atmosfera estão a causar certos ruídos que intrigaram os internautas.

No sábado, a hashtag #barulhonoceu estava entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Memes, teorias ligadas ao novo coronavírus e referências ao Apocalipse irromperam na rede social, depois de vários internautas de inúmeras regiões brasileiras terem registado o misterioso ruído que veio do céu.

O site BHAZ entrevistou especialistas, entre eles a professora de Física Bruna Ignaczuk, que referiu que o forte barulho que os brasileiros ouviram no sábado tem uma relação direta com a pandemia de covid-19, uma vez que os níveis de poluição diminuíram em virtude de uma redução da atividade humana.

Isto significa que o facto de o barulho ter ocorrido durante um período de quarentena internacional pode não ter sido uma coincidência.

“Com a diminuição acentuada do funcionamento da indústria, a redução da quantidade de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases“, explicou a especialista. Apesar de raro e enigmático, o som é natural, havendo até registos do mesmo ruído na Rússia desde 2012.

“O som ocorre quando os gases entram em contacto com a mudança da pressão atmosférica, tal como acontece quando o ar sai de um balão ou de uma panela de pressão”, explicou Ignaczuk.

A quarentena, uma das principais consequências das medidas de isolamento social, tem impactos bruscos e negativos na economia, mas tem conseguido diminuir os índices de poluição.

Imagens de satélites captadas entre janeiro e março pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela NASA mostram uma redução drástica das emissões de dióxido de nitrogénio (NO2). Uma das regiões onde o efeito é mais visível é o norte da Itália.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Lol!
    Tinha de ser no Brasil, um país em que a maioria da população vive na ignorância e obscurantismo de seitas religiosas.
    Se assim não fosse, não teriam eleito Presidente o Donaldo Bolsonaro, essa rara arara monocromática da floresta amazónica…

  2. Pelo menos não escolheram um partido cujo primeiro-ministro tem amigos que emprestam 32 milhões de euros em envelopes, manda desaparecer jornalistas, queria comprar estações de televisão com dinheiro do estado, casa de luxo em paris, vida de luxo onde chegou a gastar 100.000 euros por mês, almoçaradas de 10.000 euros e mandou o país para a bancarrota. E agora com a crise económica que ai vem é que vamos ver como vai influenciar as nossas vidas esse buracão de uma dívida pública que passou 67% para 110% do PIB

  3. Dado um determinado fenômeno sem fazer qualquer experiência científica e efetuar registos uma alegada cientista, ou seja alguém com alvará de copy paste universitário alega o seu fundamento… em vez de dizer que não sabe ou que seria um estudo a equacionar!!! E como nos tempos antigos se referia que só Deus sabia ou era algum demônio, neste tempo já não é deuses nem demonios mas o aquecimento global!!!

  4. Ledo engano. Essa ideia de que aqui todos os dias são de carnaval e que as mulheres andam de biquinis nas ruas é pensamento ultrapassado. Pesquise notícias atuais do Brasil e quando essa pandemia de coronavirus passar, venha visitar o país mas sem preconceitos.

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …