Barulho enigmático no céu tem explicação científica (e relação com a pandemia)

davedehetre / Flickr

Devido à pandemia de covid-19, os índices de poluição caíram acentuadamente. Como consequência, outros gases presentes na atmosfera estão a causar certos ruídos que intrigaram os internautas.

No sábado, a hashtag #barulhonoceu estava entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Memes, teorias ligadas ao novo coronavírus e referências ao Apocalipse irromperam na rede social, depois de vários internautas de inúmeras regiões brasileiras terem registado o misterioso ruído que veio do céu.

O site BHAZ entrevistou especialistas, entre eles a professora de Física Bruna Ignaczuk, que referiu que o forte barulho que os brasileiros ouviram no sábado tem uma relação direta com a pandemia de covid-19, uma vez que os níveis de poluição diminuíram em virtude de uma redução da atividade humana.

Isto significa que o facto de o barulho ter ocorrido durante um período de quarentena internacional pode não ter sido uma coincidência.

“Com a diminuição acentuada do funcionamento da indústria, a redução da quantidade de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases“, explicou a especialista. Apesar de raro e enigmático, o som é natural, havendo até registos do mesmo ruído na Rússia desde 2012.

“O som ocorre quando os gases entram em contacto com a mudança da pressão atmosférica, tal como acontece quando o ar sai de um balão ou de uma panela de pressão”, explicou Ignaczuk.

A quarentena, uma das principais consequências das medidas de isolamento social, tem impactos bruscos e negativos na economia, mas tem conseguido diminuir os índices de poluição.

Imagens de satélites captadas entre janeiro e março pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela NASA mostram uma redução drástica das emissões de dióxido de nitrogénio (NO2). Uma das regiões onde o efeito é mais visível é o norte da Itália.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Lol!
    Tinha de ser no Brasil, um país em que a maioria da população vive na ignorância e obscurantismo de seitas religiosas.
    Se assim não fosse, não teriam eleito Presidente o Donaldo Bolsonaro, essa rara arara monocromática da floresta amazónica…

  2. Pelo menos não escolheram um partido cujo primeiro-ministro tem amigos que emprestam 32 milhões de euros em envelopes, manda desaparecer jornalistas, queria comprar estações de televisão com dinheiro do estado, casa de luxo em paris, vida de luxo onde chegou a gastar 100.000 euros por mês, almoçaradas de 10.000 euros e mandou o país para a bancarrota. E agora com a crise económica que ai vem é que vamos ver como vai influenciar as nossas vidas esse buracão de uma dívida pública que passou 67% para 110% do PIB

  3. Dado um determinado fenômeno sem fazer qualquer experiência científica e efetuar registos uma alegada cientista, ou seja alguém com alvará de copy paste universitário alega o seu fundamento… em vez de dizer que não sabe ou que seria um estudo a equacionar!!! E como nos tempos antigos se referia que só Deus sabia ou era algum demônio, neste tempo já não é deuses nem demonios mas o aquecimento global!!!

  4. Ledo engano. Essa ideia de que aqui todos os dias são de carnaval e que as mulheres andam de biquinis nas ruas é pensamento ultrapassado. Pesquise notícias atuais do Brasil e quando essa pandemia de coronavirus passar, venha visitar o país mas sem preconceitos.

RESPONDER

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …