“Barriga de cerveja?” O seu cérebro pode estar a encolher

Uma equipa de investigadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdómen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência.

Com a linha da cintura em expansão, surgem também algumas preocupações. Um novo estudo, publicado recentemente na Neurology, fornece fortes evidências de que a massa corporal extra, nomeadamente a gordura que surge ao redor da barriga, está ligada a uma diminuição preocupante do volume cerebral.

“O estudo relacionou o encolhimento do cérebro ao declínio da memória e a um maior risco de demência, mas a pesquisa sobre se a gordura corporal extra é protetora ou prejudicial foi inconclusiva“, salvaguarda o principal autor Mark Hamer, da Universidade de Loughborough, na Inglaterra.

Alguns estudos sugeriram um declínio de alguns tipos de células cerebrais derivado do aumento dos níveis de gordura corporal. No entanto, nem todos os cientistas acreditam a 100% nestas descobertas, especialmente porque o peso pode variar nos anos anteriores ao diagnóstico de uma doença neurológica.

Para tentar desmistificar estes detalhes, os cientistas compararam as medições do índice de massa corporal (IMC) e o rácio de cintura para a anca com o volume de tecido nervoso portador da chamada “substância cinzenta” e o tecido de suporte da “substância branca” de 9.652 participantes com a idade média de 55 anos.

Além disso, os investigadores tiveram ainda em conta o impacto da idade, os índices de atividade física, de consumo de tabaco, álcool e de pressão arterial no cérebro.

A equipa apurou que 1.291 indivíduos com um alto IMC e com um elevada relação entre cintura e anca tinham igualmente os menores índices de matéria cinzenta no cérebro, cerca de 786 centímetros cúbicos.

Por sua vez, os 514 indivíduos que detinham um IMC elevado, mas um rácio de cintura-anca normal, tinham 793 centímetros cúbicos. Já os 3.025 voluntários com um peso saudável atingiam os 798 centímetros cúbicos. Relativamente ao volume de matéria branca no cérebro não se registaram alterações significativas.

Mark Hamer, da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, disse ao The Telegraph que “pesquisas anteriores já haviam demonstrado que existe uma ligação entre a redução do cérebro e o declínio da memória e a probabilidade de surgimento de demência“. “A nossa pesquisa apurou que a obesidade, especificamente os índices elevados de gordura na zona abdominal, poderão estar relacionados com a diminuição do volume cerebral”.

Apesar de admitir que são necessárias pesquisas adicionais, o especialista considera ser possível, num futuro próximo, “medir regularmente o IMC e o rácio da cintura para anca de modo a determinar a saúde do cérebro“.

PARTILHAR

RESPONDER

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …