Barcos com 7000 anos revelam a sofisticada arte dos navegadores do Neolítico

Juan F. Gibaja et al / PLOS One

Uma nova pesquisa revela que os nossos antepassados do Neolítico eram grandes navegadores e tinham embarcações mais sofisticadas do que se pensava.

Há mais de 7000 anos, muito antes de os Minoicos de Creta serem celebrados como os primeiros grandes navegadores da Europa, os habitantes da região que é agora a Itália construíram canoas sofisticadas com capacidades náuticas notáveis.

Esta revelação inovadora vem de um estudo publicado na revista PLOS ONE, onde investigadores analisaram canoas antigas escavadas no sítio neolítico de La Marmotta, perto de Roma.

Estas descobertas desafiam a linha do tempo tradicional da tecnologia marítima e destacam a arte e engenho dos nossos antepassados neolíticos, escreve o Interesting Engineering.

A escavação desenterrou uma coleção de canoas datadas de 5700 a.C. Longe de serem primitivas, estas embarcações foram construídas usando técnicas e materiais avançados, incluindo quatro tipos diferentes de madeira e suportes internos, demonstrando um nível extraordinário de habilidade artesanal e compreensão das necessidades marítimas.

Um dos aspetos mais intrigantes da descoberta é a presença de ferramentas de madeira em forma de T com padrões de furos, sugerindo que poderiam ter sido parte do aparelhamento para velas ou outras aplicações náuticas avançadas, o que indica que estas canoas não eram apenas utilizadas para viagens fluviais, mas eram capazes de viagens em águas abertas.

Esta capacidade poderia explicar a distribuição de ferramentas de pedra de ilhas próximas até ao sítio de La Marmotta, sugerindo uma rede de comércio e intercâmbio cultural muito mais complexa do que anteriormente pensado.

As descobertas apontam para um nível de trabalho especializado e habilidades organizacionais que superam o que se pensava ser possível para sociedades neolíticas.

O design sofisticado das canoas de La Marmotta implica que inovações marítimas como a vela podem ter sido desenvolvidas séculos antes do que os historiadores pensavam.

Com o potencial para mais descobertas na área, os investigadores esperam que futuras escavações revelem segredos adicionais sobre a tecnologia marítima antiga e o seu impacto no desenvolvimento das civilizações antigas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.