Barco fúnebre Viking encontrado na Noruega terá “escondido” um rei ou uma rainha

Apesar de agora parecer apenas uma série de pregos bem organizados e alguns fragmentos de madeira apodrecida, um navio viking desenterrado por arqueólogos na Noruega pode ter sido o sepultamento  de um rei, rainha ou poderoso senhor.

De acordo com a BBC, o navio tinha 19 metros de comprimento e 5 de largura. A embarcação foi encontrada num local chamado Gjellestad, a sudeste de Oslo e data por volta de 750-850, segundo o arqueólogo Knut Paasche, do Instituto Norueguês para Pesquisa do Património Cultural.

“Ainda não sabemos se este era um barco a remo ou a vela. Outros, como os navios Gokstad e Tune, combinavam remo e vela”, disse Paasche, referindo-se a dois navios vikings do século IX também encontrados na Noruega.

Segundo o arqueólogo, a quilha do navio recém-descoberto parece diferente de qualquer um dos outros navios viking.

O navio foi enterrado num túmulo que tinha sido arado de lavouras durante décadas. Localiza-se dentro de um grande complexo de pelo menos 20 túmulos e fica a apenas um campo de futebol de distância do Jell Mound, o segundo maior túmulo da Noruega. Jell Mound data de entre 400 e 500.

“O navio relaciona-se claramente com as sepulturas mais antigas e especialmente com o grande Jell Mound – é claro que os vikings queriam relacionar-se com o passado”, disse o líder da escavação Christian Rodsrud.

Escavações arqueológicas de Jell Mound e arredores começaram em 2017 após o proprietário do terreno ter pedido para abrir valas de drenagem nas proximidades. Os arqueólogos usaram dicas do proprietário de terras e do radar de penetração no solo para identificar áreas a escavar a partir de 2019.

Além do navio fúnebre, também há sinais de pelo menos quatro casas ou fundações de edifícios e vários locais de sepultamento em forma de anel.

O monte que continha o navio foi saqueado, talvez por rivais da família dos nobres ali enterrados. Profanar a sepultura poderia ter sido um ato político, de acordo com um artigo publicado em novembro na revista científica Antiquity em novembro de 2020.

Nenhum osso humano foi descoberto ao lado do navio, embora os arqueólogos tenham descoberto os ossos de um cavalo ou de um touro. Quaisquer outros artefactos foram removidos por saqueadores.

Os navios fúnebres eram “a expressão máxima de estatuto, riqueza e ligação na Escandinávia da Idade do Ferro”, escreveram Paasche e o seu colega.

A pessoa enterrada com o navio pode ter sido um rei, rainha ou um nobre guerreiro chamado conde.

Os arqueólogos esperam concluir a escavação do navio este mês. A disposição dos pregos e sobras da quilha pode permitir que construam uma réplica no futuro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

      • Com vikings queria o quê? Meninas a cantar sobre bolas, chapéus de chuva ou unicórnios arco-íris? Afinal os Amorphis tocam viking metal. Onde está o viking pop ou o viking clássico?

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …