Um fungo está a destruir um navio viking enterrado (mas a Noruega tem um plano para o salvar)

(dr) Norwegian Institute of Cultural Heritage

Os arqueólogos estão a correr contra o tempo para salvar os restos de um navio da Era Viking enterrado de um inimigo implacável: um fungo.

O navio, chamado Gjellestad, está enterrado num conhecido sítio arqueológico viking perto de Halden, uma cidade no sudeste da Noruega. Os cientistas descobriram a embarcação no outono de 2018, usando radares que conseguiam detetar estruturas subterrâneas. Os exames revelaram não só o navio, mas também o cemitério Viking, onde foi enterrado ritualmente.

De acordo com o LiveScience, a equipa determinou que o navio Gjellestad foi construído entre o final do século VIII e o início do século X. O navio terá sido construído para viajar longas distâncias no mar, segundo Sigrid Mannsåker Gundersen, arqueólogo do Conselho do Condado de Viken.

Na época, os arqueólogos hesitaram em escavar o navio, porque a madeira molhada enterrada poderia ficar danificada quando exposta ao ar livre. Após uma escavação de teste em 2019, no entanto, os arqueólogos descobriram que teriam de desenterrar o navio em breve ou perdê-lo para sempre.

A vala estreita que escavaram mostrou que o navio estava muito decomposto. “Apenas as impressões das tábuas foram deixadas, junto com os pregos de ferro”, disse Mannsåker Gundersen. “A única parte que ainda era de madeira sólida era a quilha”.

Porém, até a quilha está em mau estado. Uma análise mostrou que está infetada com fungos e muito quebradiça, provavelmente devido a períodos de seca.

“Para resgatar qualquer madeira que resta antes que seja tarde demais e para obter o máximo de informações possível sobre o navio e o túmulo, é importante escavar agora”, disse Mannsåker Gundersen.

A escavação está programada para começar em junho. Os arqueólogos vão retirar o solo e peneirar a sujidade para o caso de conter quaisquer tesouros arqueológicos que foram lavrados pelos agricultores ao longo dos séculos.

Em seguida, a equipa vai montar uma barraca para proteger os restos da nave e vai remover a terra que encheu a nave após o seu enterro. Ao mesmo tempo, os arqueólogos vão documentar cada camada da madeira restante e fazer scans em 3D, explicou Christian Løchsen Rødsrud, arqueólogo do Museu de História Cultural da Noruega, ao LiveScience.

Alguns restos do navio serão visíveis apenas como impressões no solo. Os restos de madeira do navio terão de ser mantidos molhados durante a escavação. Mais tarde, os objetos de madeira e as peças do navio serão preservados com polietileno glicol – uma substância que pode dar solidez e resistência à madeira podre.

Os arqueólogos esperam encontrar um pouco de madeira preservada, mas mesmo que haja apenas quantidades mais pequenas de material orgânico, a escavação pode fornecer informações valiosas sobre o navio e o túmulo. “Muito pode ser feito com impressões, objetos e diferentes análises dos solos e materiais restantes”, disse Mannsåker Gundersen.

“A Noruega tem uma responsabilidade muito especial de proteger a nossa herança da Era Viking”, disse Sveinung Rotevatn, ministro norueguês de Clima e Meio Ambiente, ao LiveScience. “Agora, estamos a escolher escavar para proteger o que resta da descoberta e garantir um conhecimento importante sobre a Era Viking para as gerações futuras”.

Se o projeto for bem-sucedido, o navio de carvalho de 20 metros de comprimento tornar-se-á tornará o primeiro navio Viking a ser escavado na Noruega em 115 anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …