Um fungo está a destruir um navio viking enterrado (mas a Noruega tem um plano para o salvar)

(dr) Norwegian Institute of Cultural Heritage

Os arqueólogos estão a correr contra o tempo para salvar os restos de um navio da Era Viking enterrado de um inimigo implacável: um fungo.

O navio, chamado Gjellestad, está enterrado num conhecido sítio arqueológico viking perto de Halden, uma cidade no sudeste da Noruega. Os cientistas descobriram a embarcação no outono de 2018, usando radares que conseguiam detetar estruturas subterrâneas. Os exames revelaram não só o navio, mas também o cemitério Viking, onde foi enterrado ritualmente.

De acordo com o LiveScience, a equipa determinou que o navio Gjellestad foi construído entre o final do século VIII e o início do século X. O navio terá sido construído para viajar longas distâncias no mar, segundo Sigrid Mannsåker Gundersen, arqueólogo do Conselho do Condado de Viken.

Na época, os arqueólogos hesitaram em escavar o navio, porque a madeira molhada enterrada poderia ficar danificada quando exposta ao ar livre. Após uma escavação de teste em 2019, no entanto, os arqueólogos descobriram que teriam de desenterrar o navio em breve ou perdê-lo para sempre.

A vala estreita que escavaram mostrou que o navio estava muito decomposto. “Apenas as impressões das tábuas foram deixadas, junto com os pregos de ferro”, disse Mannsåker Gundersen. “A única parte que ainda era de madeira sólida era a quilha”.

Porém, até a quilha está em mau estado. Uma análise mostrou que está infetada com fungos e muito quebradiça, provavelmente devido a períodos de seca.

“Para resgatar qualquer madeira que resta antes que seja tarde demais e para obter o máximo de informações possível sobre o navio e o túmulo, é importante escavar agora”, disse Mannsåker Gundersen.

A escavação está programada para começar em junho. Os arqueólogos vão retirar o solo e peneirar a sujidade para o caso de conter quaisquer tesouros arqueológicos que foram lavrados pelos agricultores ao longo dos séculos.

Em seguida, a equipa vai montar uma barraca para proteger os restos da nave e vai remover a terra que encheu a nave após o seu enterro. Ao mesmo tempo, os arqueólogos vão documentar cada camada da madeira restante e fazer scans em 3D, explicou Christian Løchsen Rødsrud, arqueólogo do Museu de História Cultural da Noruega, ao LiveScience.

Alguns restos do navio serão visíveis apenas como impressões no solo. Os restos de madeira do navio terão de ser mantidos molhados durante a escavação. Mais tarde, os objetos de madeira e as peças do navio serão preservados com polietileno glicol – uma substância que pode dar solidez e resistência à madeira podre.

Os arqueólogos esperam encontrar um pouco de madeira preservada, mas mesmo que haja apenas quantidades mais pequenas de material orgânico, a escavação pode fornecer informações valiosas sobre o navio e o túmulo. “Muito pode ser feito com impressões, objetos e diferentes análises dos solos e materiais restantes”, disse Mannsåker Gundersen.

“A Noruega tem uma responsabilidade muito especial de proteger a nossa herança da Era Viking”, disse Sveinung Rotevatn, ministro norueguês de Clima e Meio Ambiente, ao LiveScience. “Agora, estamos a escolher escavar para proteger o que resta da descoberta e garantir um conhecimento importante sobre a Era Viking para as gerações futuras”.

Se o projeto for bem-sucedido, o navio de carvalho de 20 metros de comprimento tornar-se-á tornará o primeiro navio Viking a ser escavado na Noruega em 115 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …