Um fungo está a destruir um navio viking enterrado (mas a Noruega tem um plano para o salvar)

(dr) Norwegian Institute of Cultural Heritage

Os arqueólogos estão a correr contra o tempo para salvar os restos de um navio da Era Viking enterrado de um inimigo implacável: um fungo.

O navio, chamado Gjellestad, está enterrado num conhecido sítio arqueológico viking perto de Halden, uma cidade no sudeste da Noruega. Os cientistas descobriram a embarcação no outono de 2018, usando radares que conseguiam detetar estruturas subterrâneas. Os exames revelaram não só o navio, mas também o cemitério Viking, onde foi enterrado ritualmente.

De acordo com o LiveScience, a equipa determinou que o navio Gjellestad foi construído entre o final do século VIII e o início do século X. O navio terá sido construído para viajar longas distâncias no mar, segundo Sigrid Mannsåker Gundersen, arqueólogo do Conselho do Condado de Viken.

Na época, os arqueólogos hesitaram em escavar o navio, porque a madeira molhada enterrada poderia ficar danificada quando exposta ao ar livre. Após uma escavação de teste em 2019, no entanto, os arqueólogos descobriram que teriam de desenterrar o navio em breve ou perdê-lo para sempre.

A vala estreita que escavaram mostrou que o navio estava muito decomposto. “Apenas as impressões das tábuas foram deixadas, junto com os pregos de ferro”, disse Mannsåker Gundersen. “A única parte que ainda era de madeira sólida era a quilha”.

Porém, até a quilha está em mau estado. Uma análise mostrou que está infetada com fungos e muito quebradiça, provavelmente devido a períodos de seca.

“Para resgatar qualquer madeira que resta antes que seja tarde demais e para obter o máximo de informações possível sobre o navio e o túmulo, é importante escavar agora”, disse Mannsåker Gundersen.

A escavação está programada para começar em junho. Os arqueólogos vão retirar o solo e peneirar a sujidade para o caso de conter quaisquer tesouros arqueológicos que foram lavrados pelos agricultores ao longo dos séculos.

Em seguida, a equipa vai montar uma barraca para proteger os restos da nave e vai remover a terra que encheu a nave após o seu enterro. Ao mesmo tempo, os arqueólogos vão documentar cada camada da madeira restante e fazer scans em 3D, explicou Christian Løchsen Rødsrud, arqueólogo do Museu de História Cultural da Noruega, ao LiveScience.

Alguns restos do navio serão visíveis apenas como impressões no solo. Os restos de madeira do navio terão de ser mantidos molhados durante a escavação. Mais tarde, os objetos de madeira e as peças do navio serão preservados com polietileno glicol – uma substância que pode dar solidez e resistência à madeira podre.

Os arqueólogos esperam encontrar um pouco de madeira preservada, mas mesmo que haja apenas quantidades mais pequenas de material orgânico, a escavação pode fornecer informações valiosas sobre o navio e o túmulo. “Muito pode ser feito com impressões, objetos e diferentes análises dos solos e materiais restantes”, disse Mannsåker Gundersen.

“A Noruega tem uma responsabilidade muito especial de proteger a nossa herança da Era Viking”, disse Sveinung Rotevatn, ministro norueguês de Clima e Meio Ambiente, ao LiveScience. “Agora, estamos a escolher escavar para proteger o que resta da descoberta e garantir um conhecimento importante sobre a Era Viking para as gerações futuras”.

Se o projeto for bem-sucedido, o navio de carvalho de 20 metros de comprimento tornar-se-á tornará o primeiro navio Viking a ser escavado na Noruega em 115 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …