/

Barco “fantasma” deu à costa nas Ilhas Marshall com 650 quilos de cocaína a bordo

Um barco abandonado deu à costa nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, com 649 quilogramas de cocaína escondidos a bordo, numa mercadoria avaliada em 80 milhões de dólares, cerca de 65 milhões de euros.

A embarcação “fantasma”, com 5,5 metros de comprimento, foi encontrada por um morador local no atol de Ailuk, segundo escreve a emissora britânica BBC.

As autoridades acreditam que o barco, que será oriundo da América Latina, pode ter estado à deriva durante mais de um ano no Pacífico antes de chegar às Ilhas Marshall.

“Poderá ter ficado à deriva durante um ou dois anos”, disse o procurador-geral Richard Hickson, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

A cocaína foi encontrada num compartimento escondido no convés barco. Em causa estavam pacotes de um quilograma envoltos em plástico, nos quais se podia ver um logótipo vermelho com as letras KW, detalha a revista norte-americana Newsweek.

A polícia local informou que toda a mercadoria foi incinerada na passada terça-feira, à exceção de duas embalagens que serão analisadas pela US Drug Enforcement Agency.

São várias as embarcações que vão dando à costa nas Ilhas Marshall com estupefacientes a bordo, uma vez que esta zona do Pacífico é um ponto conhecido nas rotas do tráfico, mas esta foi a maior apreensão já efetuada pela polícia local.

As autoridades das Ilhas Marshall afirmam que estes episódios têm agudizado os problemas com drogas no país, levando mais pacientes aos hospitais com problemas causados pelo consumo de estupefacientes, porque alguns dos moradores locais acabam por vender as substâncias encontradas em vez de notificar as autoridades.

Sara Silva Alves, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.