Barcelona vs Sporting | Leão valente caiu de pé

O Sporting está de fora da Liga dos Campeões ao perder diante do Barcelona, por 2-0, em Camp Nou.

A depender de terceiros para poder avançar na Liga “milionária” e frente a um dos “tubarões” do futebol europeu, a equipa “verde-e-branca” sabia que tinha uma missão complicada, mas, ainda assim, lutou por um resultado positivo e teve uma grande ocasião para marcar, já na segunda parte, deixando novamente a imagem de um “leão” aguerrido, que se prepara agora para a Liga Europa.

O Jogo explicado em Números

  • Início forte da equipa da casa que, como era esperado, entrou em campo “para mandar”, chegando aos 68% de posse durante os primeiros 15 minutos – período no qual fez mais do dobro de passes do que o adversário (156-74). Ainda assim, o único remate à baliza até então pertencia ao Sporting, de autoria de Bruno Fernandes.
  • Com o passar dos minutos, o Barcelona cresceu na partida, chegando à meia-hora de jogo já com seis disparos, embora apenas um deles tivesse sido enquadrado com a baliza. A posse de bola, ela, continuava a pender para o lado dos da casa (65%-35%), que tinham em André Gomes um dos seus principais criativos, com dois passes para finalização e 96% de entregas eficazes.
  • A cinco minutos do intervalo, Bruno Fernandes continuava a ser o único sportinguista com remates, somando dois, ambos enquadrados. Para além disso, o médio português era o jogador da sua equipa com mais passes – 24, 17 dos quais no meio-campo adversário.
  • A superioridade durante o primeiro tempo pertenceu de forma clara ao Barcelona, a equipa que teve mais posse de bola, que melhor distribuiu o esférico e a única a criar uma ocasião flagrante de golo, desperdiçada por Luis Suárez aos 24 minutos.
  • Rakitic surgia à cabeça dos GoalPoint Ratings, com 6.3, fruto de 51 passes certos, um deles para finalização, dez recuperações de posse e quatro intercepções.
  • O melhor dos “leões” era o lateral Ristovski 6.1 que, curiosamente, viria a sair ao intervalo para dar lugar a Gelson Martins.
  • Após um início de segunda parte equilibrado, em que o Sporting até teve mais bola, o Barcelona “pegou nas rédeas” do encontro e chegou ao golo aos 59 minutos, através de Paco Alcácer, a quem foram concedidas demasiadas facilidades ao primeiro poste após um canto batido por Denis Suárez. O cabeceamento certeiro do espanhol surgiu numa altura em que o Barcelona levava 63% de posse e quatro remates desde o intervalo.
  • O Sporting não se mostrou abatido com o golo sofrido e podia ter chegado ao empate minutos depois. Bas Dost surgiu nas costas de Piqué e rematou à queima-roupa contra o corpo de Cillessen, desperdiçando um soberbo cruzamento de Bruno Fernandes, o único jogador sportinguista em campo com passes para finalização depois da saída de Ristovski.
  • Aos 75 minutos, Bas Dost levava já cinco duelos aéreos disputados, todos ganhos por ele – uma grande diferença em relação a Alan Ruiz, que contabilizou sete duelos ao longo da primeira parte, dos quais venceu apenas um.
  • O Barcelona acabaria por chegar ao 2-0 já em período de descontos, num autogolo de Mathieu diante da sua antiga equipa. Era o segundo golo na própria baliza de jogadores do Sporting frente aos catalães, depois de Coates ter feito o mesmo em Alvalade.

O Homem do Jogo

Não marcou nem deu a marcar, mas foi sempre um elemento preponderante na sua equipa, tanto a atacar como a defender. Rakitic terminou a partida com 112 passes, dos quais falhou apenas seis, uma ocasião de remate criada e 131 toques na bola. Contribuiu, e de que maneira, para que a sua equipa não sofresse golos, vencendo sete de 12 duelos, recuperando a bola 16 vezes e somando quatro desarmes e sete intercepções. Tudo somado, o croata conseguiu a nota mais alta nos GoalPoint Ratings, uns apreciáveis 7.2.

Jogadores em foco

  • André Gomes 6.9 – Foi o segundo melhor do Barcelona. Falhou apenas quatro das 70 entregas que fez, foi o jogador com mais passes para finalização (quatro), o que mais duelos venceu (11) e o que mais desarmes conseguiu (seis).
  • Piccini 6.3 – Teve a nota mais alta entre jogadores do Sporting. Venceu oito duelos, seis deles pelo ar, foi feliz no drible na única vez que arriscou e somou 12 acções defensivas, entre desarmes (cinco), intercepções (cinco) e bloqueios de remate (dois).
  • Messi 5.8 – Espalhou o perfume do seu futebol nos 30 minutos em que esteve em campo. Rematou três vezes, duas delas de forma enquadrada, conseguiu fazer um passe para finalização e um drible eficaz, e colocou a bola na área contrária em seis ocasiões.
  • Bas Dost 5.2 – Desperdiçou uma ocasião flagrante, no único remate à baliza que fez. Disputou nove duelos, vencendo-os todos.
  • Alan Ruiz 4.6 – Exibição muito apagada. Não rematou, fez apenas 15 passes e venceu três dos 13 duelos em que participou. Foi ainda desarmado em três ocasiões.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …