Barcelona e Real Madrid uniram-se para registar a marca El Clásico na Arábia Saudita, em confronto com a La Liga.
O embate entre Barcelona e Real Madrid é visto por muitos como a maior rivalidade do século XXI, não só de Espanha, mas do mundo inteiro. O encontro é conhecido como El Clásico e tornou-se já multigeracional. No entanto, os dois clubes deixaram a rivalidade de parte e uniram-se por uma causa em comum.
Nos últimos anos, o presidente da La Liga, Javier Tebas, registou a marca “ElClásico”, contra a vontade dos próprios clubes. A liga espanhola criou toda uma marca em torno do dérbi e colheu os seus frutos.
Ora, para colocar um ponto final ao aproveitamento financeiro da La Liga, os gabinetes jurídicos do Barcelona e do Real Madrid magicaram um plano em conjunto. A batalha nos tribunais arrastava-se desde 2017, conta o El Español.
“A eventual titularidade [da marca] concedida a um terceiro que não seja nem o Real Madrid, nem o Barcelona, conjuntamente, quebra a finalidade da identificação da origem empresarial”, defenderam os madrilenos. O Barça, em sintonia, argumentou que o El Clásico nada tinha a ver com a Liga Nacional de Futebol Profissional.
Em 2021, o Tribunal Geral da União Europeia deu razão aos clubes e rejeitou o recurso da La Liga, recorda a Tribuna Expresso.
Em janeiro, os dois clubes registaram finalmente a marca El Clásico para comercialização e promoção. Isto permite a ambos não só explorar comercialmente a marca, como também vender produtos, fazer digressões ou jogar no estrangeiro.
Esta quinta-feira foi oficializada a marca El Clásico na Arábia Saudita, onde atua a antiga glória dos merengues Cristiano Ronaldo e onde se suspeita que Lionel Messi, ex-lenda do emblema culé, também possa vir a jogar.