Barcelona empata com o Levante e “despede-se” do título espanhol

Jose Jordan / AFP

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da 36.ª jornada.

Três dias depois de ter falhado o triunfo na receção ao Atlético de Madrid (0-0), o conjunto do ex-treinador do Benfica Ronald Koeman voltou a tropeçar, perdendo a oportunidade de saltar, à condição, para o segundo lugar da prova.

Os catalães, que já não dependiam de si próprios, estão agora, praticamente, afastados do título, somando 76 pontos, mais um do que o Real Madrid, terceiro, e menos um do que os colchoneros, dois conjuntos que ainda não atuaram na ronda.

Em Valência, o FC Barcelona comandou a primeira parte, que acabou a vencer por 2-0, com um ‘golaço’ de Lionel Messi, o seu 29.º na prova, aos 26 minutos, e um tento de Pedri, que só teve de encostar, após jogada entre Dembélé e o argentino, os 34.

No início da segunda parte, os catalães tiveram duas boas ocasiões para chegarem ao terceiro, mas falharam e, num ápice, o Levante chegou ao empate, com um cabeceamento de Gonzalo Melero (57 minutos) e um belo pontapé de Morales (59).

O ‘Barça’ não demorou a reagir e, aos 64 minutos, recolocou-se na frente do marcador, por intermédio do francês Ousmane Dembélé, que surgiu isolado na área sobre a direita e bateu o guarda-redes Aitor Fernández com um tiro de pé direito.

Em vantagem, o FC Barcelona recuou, Ronald Koeman tirou Griezmann e Dembéle e deve-se ter arrependido, pois, ato contínuo, aos 83 minutos, o Levante voltou a empatar, com um desvio de Sergio León, depois de Toño levar a melhor sobre Dest.

Na parte final, já mais em desespero, o conjunto catalão ainda tentou marcar um quarto golo que manteria o sonho do título, mas não teve qualquer oportunidade clara para o conseguir e ainda apanhou alguns sustos, com os anfitriões a ameaçarem o quarto.

Nos outros jogos do dia, destaque para o Alavés, que se afastou dos lugares de descida, ao vencer fora o ainda mais afundado Elche por 2-0, com um tento de Joselu, aos 40 minutos, e outro de Luis Rioja, aos 54.

Por seu lado, o Osasuna venceu em casa o Cádiz por 3-2, com um bis do croata Ante Budimir, e ultrapassou o seu adversário na classificação.

Depois dos três primeiros jogos da ronda 36, o Osasuna é 11.º, com 44 pontos, o Cádiz segue em 12.º, com 43, o Levante está em 13.º, com 40, o Alavés é 15.º, com 35, e o Elche 19.º e penúltimo, com 30.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …