O grande mestre norueguês Magnus Carlsen, considerado o “Mozart do xadrez”, foi forçado a ceder um empate na segunda-feira, numa partida disputada contra mais de 143.000 pessoas em todo o mundo, que estabeleceu um novo recorde para uma simultânea.
Anunciada como “Magnus Carlsen contra O Mundo”, a partida começou a 4 de abril e foi disputada online no Chess.com, o maior site de xadrez do mundo.
Este foi o primeiro jogo online de estilo livre com a participação de um campeão mundial de xadrez, diz a ABC.
O mega-confronto terminou depois de a Equipa Mundo ter dado xeque ao rei de Carlsen pela terceira vez, em lances repetidos — um resultado surpreendente. O Chess.com tinha previsto que Carlsen venceria por uma grande margem.
Os membros da Equipa Mundo — qualquer pessoa podia inscrever-se — votavam em cada jogada e cada lado tinha 24 horas para fazer o seu lance. Carlsen jogou com as brancas.
A Equipa Mundo forçou o empate na jogada 32, depois de ter dado xeque ao rei de Carlsen três vezes no canto do tabuleiro, de onde não podia escapar. A regra chama-se “repetição tripla“, o que significa que todas as peças no tabuleiro ficam exatamente na mesma posição três vezes, para provocar um empate.
Carlsen, de 34 anos, frequentemente descrito como o “Mozart” do xadrez devido ao seu talento precoce e brilhante, é amplamente reconhecido como um dos maiores prodígios da história do jogo.
Em 2010, aos 19 anos, tornou-se o jogador mais bem classificado do mundo, e em 2014 alcançou a mais alta classificação de xadrez de sempre: 2882 pontos. Foi o número 1 mundial incontestado durante mais de uma década, em que venceu cinco Campeonatos Mundiais.
“No geral, o Mundo jogou um xadrez muito, muito sólido desde o início. Talvez não tenha optado pelas opções mais arrojadas, mas manteve-se mais na linha do xadrez normal — o que nem sempre é a melhor estratégia, mas funcionou bem “, disse Carlsen na sexta-feira, quando o empate de segunda-feira parecia iminente.
Num jogo de estilo livre, os bispos, cavalos, torres, rainha e rei são colocados aleatoriamente no tabuleiro no início, enquanto os peões estão nos seus lugares habituais. O xadrez de estilo livre é popular porque permite aos jogadores serem mais criativos e evitar a memorização.
Este foi o terceiro jogo online “contra O Mundo” a estabelecer recordes. Em 1999, o grande mestre russo Garry Kasparov jogou contra mais de 50.000 pessoas na Microsoft Network e venceu ao fim de quatro meses.
No ano passado, o grande mestre indiano Viswanathan Anand venceu o seu jogo “contra O Mundo” contra quase 70.000 jogadores no Chess.com.
Esta semana, no chat virtual do Chess.com, os jogadores da Equipa Mundo pareciam divididos sobre se deveriam forçar o empate — e reivindicar a glória — ou continuar a jogar contra Carlsen, mesmo que isso significasse, em última análise, uma derrota.
“Não empatem! Vamos continuar a jogar contra Magnus”, escreveu um utilizador. “Esta é uma oportunidade que não vai surgir novamente. Prefiro jogar contra o Mestre até ao fim e ver se conseguimos lutar mais 20 ou 30 jogadas! Vamos divertir-nos!”
“Obrigado Magnus por um jogo tão bom. Fizemos história”, escreveu um outro.