Barack Obama descarta possível cargo no Governo de Joe Biden

barackobama.com / Flickr

Barack Obama com Joe Biden

O ex-presidente norte-americano Barack Obama descartou aceitar um possível cargo no futuro Governo de Joe Biden, considerando que o vencedor das eleições presidenciais não precisa dos seus conselhos.

Em entrevista ao canal de televisão norte-americano CBS, transmitida este domingo, o ex-presidente norte-americano disse, em tom de brincadeira, que a sua esposa, Michelle Obama, o deixaria se aceitasse um cargo na futura administração.

“Há coisas que não faria, porque a Michelle me deixaria. Sim, ela diria ‘O quê? Vais fazer o quê?’”, desabafou, respondendo assim à questão sobre um possível cargo no Governo.

Na perspetiva de Obama, o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, que foi seu vice-presidente (2009-2017) “não precisa” dos seus conselhos.

“Vou ajudá-lo da maneira que puder. Agora, não planeio trabalhar de repente na equipa da Casa Branca ou algo assim”, afirmou Obama.

A entrevista à CBS, que é a primeira de Obama a ser transmitida desde que em 7 de novembro as projeções dos média deram Biden como vencedor nas eleições presidenciais contra o atual Presidente, Donald Trump, foi gravada na última quarta-feira.

Sobre a situação atual dos Estados Unidos e o facto de Trump não ter aceitado a sua derrota eleitoral, ao mesmo tempo em que promoveu teorias da conspiração sobre uma suposta fraude nas eleições, o ex-presidente norte-americano manifestou-se dececionado com o papel desempenhado por alguns legisladores republicanos.

Questionado sobre os 72 milhões de eleitores que votaram em Trump, o primeiro presidente afroamericano na história dos Estados Unidos indicou que esse número mostra que o país ainda está “profundamente dividido”. “A força desse ponto de vista alternativo está presente nos meios de comunicação que esses eleitores consomem, tem muito peso”, sustentou Obama, admitindo que essa situação o preocupa.

“É muito complicado para a nossa democracia funcionar se estamos a funcionar sobre duas bases diferentes de factos”, referiu Obama.

Transição do poder na Casa Branca

Relativamente à transição do poder na presidência, que se perspetivou não ser pacífica, Obama frisou que “Joe Biden será o próximo Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris será a próxima vice-presidente”, porque “não há base legal” para as acusações de Trump relativamente aos resultados das eleições presidenciais.

Em relação ao apoio que o Presidente cessante dos Estados Unidos teve dos membros do Partido Republicano, que não questionaram as denúncias sem provas de que houve fraude eleitoral, o ex-presidente norte-americano defendeu que “foi dececionante, mas foi algo normal nestes últimos quatro anos”.

“Obviamente, não pensam que houve fraude, porque não falaram nada durante os primeiros dois dias, mas há um prejuízo nisso”, avançou Obama, reforçando que “a transição pacífica do poder, a noção de que qualquer eleito para um cargo, seja um salvador de cães ou um presidente, serve o povo”, até porque “é um trabalho temporário”.

Donald Trump admitiu este domingo a vitória do rival democrata, Joe Biden, nas eleições de 3 de novembro, mas insistiu, sem apresentar provas, que houve fraude.

Ganhou porque as eleições foram fraudulentas. Não foram autorizados observadores dos votos, os votos foram contados por uma empresa privada da esquerda radical, Dominion, que tem má reputação e uma equipa enganadora que nem sequer preencheu os requisitos para operar no Texas (onde ganhei por larga vantagem), e os órgãos de comunicação falsos e calados, e muito mais!” escreveu Trump na sua conta no Twitter.

A sua publicação foi assinalada por aquela rede social com a frase “esta afirmação sobre fraude nas eleições é polémica”.

ZAP // Lusa

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …