Barack Obama descarta possível cargo no Governo de Joe Biden

barackobama.com / Flickr

Barack Obama com Joe Biden

O ex-presidente norte-americano Barack Obama descartou aceitar um possível cargo no futuro Governo de Joe Biden, considerando que o vencedor das eleições presidenciais não precisa dos seus conselhos.

Em entrevista ao canal de televisão norte-americano CBS, transmitida este domingo, o ex-presidente norte-americano disse, em tom de brincadeira, que a sua esposa, Michelle Obama, o deixaria se aceitasse um cargo na futura administração.

“Há coisas que não faria, porque a Michelle me deixaria. Sim, ela diria ‘O quê? Vais fazer o quê?’”, desabafou, respondendo assim à questão sobre um possível cargo no Governo.

Na perspetiva de Obama, o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, que foi seu vice-presidente (2009-2017) “não precisa” dos seus conselhos.

“Vou ajudá-lo da maneira que puder. Agora, não planeio trabalhar de repente na equipa da Casa Branca ou algo assim”, afirmou Obama.

A entrevista à CBS, que é a primeira de Obama a ser transmitida desde que em 7 de novembro as projeções dos média deram Biden como vencedor nas eleições presidenciais contra o atual Presidente, Donald Trump, foi gravada na última quarta-feira.

Sobre a situação atual dos Estados Unidos e o facto de Trump não ter aceitado a sua derrota eleitoral, ao mesmo tempo em que promoveu teorias da conspiração sobre uma suposta fraude nas eleições, o ex-presidente norte-americano manifestou-se dececionado com o papel desempenhado por alguns legisladores republicanos.

Questionado sobre os 72 milhões de eleitores que votaram em Trump, o primeiro presidente afroamericano na história dos Estados Unidos indicou que esse número mostra que o país ainda está “profundamente dividido”. “A força desse ponto de vista alternativo está presente nos meios de comunicação que esses eleitores consomem, tem muito peso”, sustentou Obama, admitindo que essa situação o preocupa.

“É muito complicado para a nossa democracia funcionar se estamos a funcionar sobre duas bases diferentes de factos”, referiu Obama.

Transição do poder na Casa Branca

Relativamente à transição do poder na presidência, que se perspetivou não ser pacífica, Obama frisou que “Joe Biden será o próximo Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris será a próxima vice-presidente”, porque “não há base legal” para as acusações de Trump relativamente aos resultados das eleições presidenciais.

Em relação ao apoio que o Presidente cessante dos Estados Unidos teve dos membros do Partido Republicano, que não questionaram as denúncias sem provas de que houve fraude eleitoral, o ex-presidente norte-americano defendeu que “foi dececionante, mas foi algo normal nestes últimos quatro anos”.

“Obviamente, não pensam que houve fraude, porque não falaram nada durante os primeiros dois dias, mas há um prejuízo nisso”, avançou Obama, reforçando que “a transição pacífica do poder, a noção de que qualquer eleito para um cargo, seja um salvador de cães ou um presidente, serve o povo”, até porque “é um trabalho temporário”.

Donald Trump admitiu este domingo a vitória do rival democrata, Joe Biden, nas eleições de 3 de novembro, mas insistiu, sem apresentar provas, que houve fraude.

Ganhou porque as eleições foram fraudulentas. Não foram autorizados observadores dos votos, os votos foram contados por uma empresa privada da esquerda radical, Dominion, que tem má reputação e uma equipa enganadora que nem sequer preencheu os requisitos para operar no Texas (onde ganhei por larga vantagem), e os órgãos de comunicação falsos e calados, e muito mais!” escreveu Trump na sua conta no Twitter.

A sua publicação foi assinalada por aquela rede social com a frase “esta afirmação sobre fraude nas eleições é polémica”.

ZAP // Lusa

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …