MP: Banif perdeu 984 milhões de euros com notícia da TVI

José Sena Goulão / Lusa

O Diretor de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo.

A notícia que a TVI divulgou a 13 de Dezembro de 2015, anunciando o fecho do Banif, resultou em perdas de 984 milhões de euros em depósitos, de acordo com o Ministério Público (MP) que acusa o canal de ofensa à reputação económica.

Este dado consta do despacho de acusação do MP e é divulgado pelo Correio da Manhã (CM). Além da TVI, também o director de informação do canal, Sérgio Figueiredo, está acusado de desobediência qualificada e ofensa à reputação.

Em causa está a notícia divulgada pela TVI a 13 de Dezembro de 2015 sobre o alegado encerramento do Banif.

“Na sequência da notícia, a situação de liquidez do Banif degradou-se pela diminuição dos depósitos dos clientes, que caíram 984 milhões” de euros numa semana, refere o despacho de acusação do MP.

A liquidez do Banco também se degradou, caindo dos 183 milhões de euros para apenas 45 milhões dois dias depois da divulgação da notícia.

O MP acusa o canal de se ter precipitado na divulgação da notícia de que o Governo ia avançar com a resolução do Banco “sem assegurar ao Banif a possibilidade de se pronunciar em momento prévio” e sem se “asseverar, com segurança, da fiabilidade das informações que possuía”, como “era o seu dever”.

A acusação também nota que o director de informação do canal “não se opôs a que notícia falsa fosse difundida”, embora estivesse ciente de que “sendo verdadeiro ou falso, tal conteúdo era prejudicial e ofensivo da credibilidade, consideração e prestígio, confiança e reputação” do Banif.

A notícia da TVI terá precipitado o encerramento do Banif, dada a corrida dos clientes do Banco para o levantamento dos seus depósitos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Esses tipos da TVI são umas bestas…
    Vale tudo, e depois ainda têm o desplante de dizer que foi em nome do dever de informar…. INFORMAR O CAR$Lh0
    Querem é lucro tal como qualquer instituição com fins lucrativos, não é o dever de informar que os move é o PILIM!!!!!!!!
    VALE TUDO!

  2. Alguém ganhou uma pipa de massa com as consequ6encias dessa notícia, como é óbvio.
    O direito de informar comporta deveres; neste caso, se foi, como descrito, oura leviandade, é justo que paguem as consequências e que sirva de lição.

    • E isso vai devolver os 984 milhões?
      Além de que os espanhóis donos da TVI estão falidos…
      Quem ficou a ganhar com isto tudo foi o Santander – curiosamente também espanhol, tal como a Prisa, e, surpresa, de quem o Santander também é acionista!
      .
      O Banif foi outra bela prenda que os experts da troika e o “salvador” Passos deixam passar para estourar em cheio nos bolsos dos portugueses!!

  3. O “Banif perdeu (?) 984 milhões de euros com notícia da TVI”. Perdeu? Mas o dinheiro era do banco ou dos depositantes? E estes podiam, ou não, resgatar o dinheiro que lhes pertencia? Se não tivessem feito isso haveria algum processo no Ministério Público a defender os mais que certos espoliados do Banif? Não terá a notícia da TVI, ao contrário do que aconteceu com o BES, defendido os depositantes do Banif?
    Já agora, para onde foram os 1000 milhões de euros (mais que os 984 da notícia) que o governo do Passos meteu no Banif?
    Será que alguém me pode explicar as verdadeiras razões que estão por detrás deste despacho de acusação do Ministério Público?

    • Vou perder tempo inutilmente a responder. Por acaso sabe como funcionam os bancos ? Imagine que dava uma noticia falsa que o CGD, o BCP ou qualquer outro banco ia falir, mesmo que não haja ou houvesse qualquer problema, o que aconteceria ? Os depositantes iriam a correr levantar o seu dinheiro e o banco pois o grosso do dinheiro que os bancos tem é dos depositantes, pelo que ia ao charco, porque os bancos vivem da confiança. É preciso algum desenho ?

  4. Vou perder tempo inutilmente a responder. Por acaso sabe como funcionam os bancos ? Imagine que dava uma noticia falsa que o CGD, o BCP ou qualquer outro banco ia falir, mesmo que não haja ou houvesse qualquer problema, o que aconteceria ? Os depositantes iriam a correr levantar o seu dinheiro e o banco pois o grosso do dinheiro que os bancos tem é dos depositantes, pelo que ia ao charco, porque os bancos vivem da confiança. É preciso algum desenho ?

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …