MP: Banif perdeu 984 milhões de euros com notícia da TVI

José Sena Goulão / Lusa

O Diretor de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo.

A notícia que a TVI divulgou a 13 de Dezembro de 2015, anunciando o fecho do Banif, resultou em perdas de 984 milhões de euros em depósitos, de acordo com o Ministério Público (MP) que acusa o canal de ofensa à reputação económica.

Este dado consta do despacho de acusação do MP e é divulgado pelo Correio da Manhã (CM). Além da TVI, também o director de informação do canal, Sérgio Figueiredo, está acusado de desobediência qualificada e ofensa à reputação.

Em causa está a notícia divulgada pela TVI a 13 de Dezembro de 2015 sobre o alegado encerramento do Banif.

“Na sequência da notícia, a situação de liquidez do Banif degradou-se pela diminuição dos depósitos dos clientes, que caíram 984 milhões” de euros numa semana, refere o despacho de acusação do MP.

A liquidez do Banco também se degradou, caindo dos 183 milhões de euros para apenas 45 milhões dois dias depois da divulgação da notícia.

O MP acusa o canal de se ter precipitado na divulgação da notícia de que o Governo ia avançar com a resolução do Banco “sem assegurar ao Banif a possibilidade de se pronunciar em momento prévio” e sem se “asseverar, com segurança, da fiabilidade das informações que possuía”, como “era o seu dever”.

A acusação também nota que o director de informação do canal “não se opôs a que notícia falsa fosse difundida”, embora estivesse ciente de que “sendo verdadeiro ou falso, tal conteúdo era prejudicial e ofensivo da credibilidade, consideração e prestígio, confiança e reputação” do Banif.

A notícia da TVI terá precipitado o encerramento do Banif, dada a corrida dos clientes do Banco para o levantamento dos seus depósitos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esses tipos da TVI são umas bestas…
    Vale tudo, e depois ainda têm o desplante de dizer que foi em nome do dever de informar…. INFORMAR O CAR$Lh0
    Querem é lucro tal como qualquer instituição com fins lucrativos, não é o dever de informar que os move é o PILIM!!!!!!!!
    VALE TUDO!

  2. Alguém ganhou uma pipa de massa com as consequ6encias dessa notícia, como é óbvio.
    O direito de informar comporta deveres; neste caso, se foi, como descrito, oura leviandade, é justo que paguem as consequências e que sirva de lição.

    • E isso vai devolver os 984 milhões?
      Além de que os espanhóis donos da TVI estão falidos…
      Quem ficou a ganhar com isto tudo foi o Santander – curiosamente também espanhol, tal como a Prisa, e, surpresa, de quem o Santander também é acionista!
      .
      O Banif foi outra bela prenda que os experts da troika e o “salvador” Passos deixam passar para estourar em cheio nos bolsos dos portugueses!!

  3. O “Banif perdeu (?) 984 milhões de euros com notícia da TVI”. Perdeu? Mas o dinheiro era do banco ou dos depositantes? E estes podiam, ou não, resgatar o dinheiro que lhes pertencia? Se não tivessem feito isso haveria algum processo no Ministério Público a defender os mais que certos espoliados do Banif? Não terá a notícia da TVI, ao contrário do que aconteceu com o BES, defendido os depositantes do Banif?
    Já agora, para onde foram os 1000 milhões de euros (mais que os 984 da notícia) que o governo do Passos meteu no Banif?
    Será que alguém me pode explicar as verdadeiras razões que estão por detrás deste despacho de acusação do Ministério Público?

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …