MP: Banif perdeu 984 milhões de euros com notícia da TVI

José Sena Goulão / Lusa

O Diretor de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo.

A notícia que a TVI divulgou a 13 de Dezembro de 2015, anunciando o fecho do Banif, resultou em perdas de 984 milhões de euros em depósitos, de acordo com o Ministério Público (MP) que acusa o canal de ofensa à reputação económica.

Este dado consta do despacho de acusação do MP e é divulgado pelo Correio da Manhã (CM). Além da TVI, também o director de informação do canal, Sérgio Figueiredo, está acusado de desobediência qualificada e ofensa à reputação.

Em causa está a notícia divulgada pela TVI a 13 de Dezembro de 2015 sobre o alegado encerramento do Banif.

“Na sequência da notícia, a situação de liquidez do Banif degradou-se pela diminuição dos depósitos dos clientes, que caíram 984 milhões” de euros numa semana, refere o despacho de acusação do MP.

A liquidez do Banco também se degradou, caindo dos 183 milhões de euros para apenas 45 milhões dois dias depois da divulgação da notícia.

O MP acusa o canal de se ter precipitado na divulgação da notícia de que o Governo ia avançar com a resolução do Banco “sem assegurar ao Banif a possibilidade de se pronunciar em momento prévio” e sem se “asseverar, com segurança, da fiabilidade das informações que possuía”, como “era o seu dever”.

A acusação também nota que o director de informação do canal “não se opôs a que notícia falsa fosse difundida”, embora estivesse ciente de que “sendo verdadeiro ou falso, tal conteúdo era prejudicial e ofensivo da credibilidade, consideração e prestígio, confiança e reputação” do Banif.

A notícia da TVI terá precipitado o encerramento do Banif, dada a corrida dos clientes do Banco para o levantamento dos seus depósitos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esses tipos da TVI são umas bestas…
    Vale tudo, e depois ainda têm o desplante de dizer que foi em nome do dever de informar…. INFORMAR O CAR$Lh0
    Querem é lucro tal como qualquer instituição com fins lucrativos, não é o dever de informar que os move é o PILIM!!!!!!!!
    VALE TUDO!

  2. Alguém ganhou uma pipa de massa com as consequ6encias dessa notícia, como é óbvio.
    O direito de informar comporta deveres; neste caso, se foi, como descrito, oura leviandade, é justo que paguem as consequências e que sirva de lição.

    • E isso vai devolver os 984 milhões?
      Além de que os espanhóis donos da TVI estão falidos…
      Quem ficou a ganhar com isto tudo foi o Santander – curiosamente também espanhol, tal como a Prisa, e, surpresa, de quem o Santander também é acionista!
      .
      O Banif foi outra bela prenda que os experts da troika e o “salvador” Passos deixam passar para estourar em cheio nos bolsos dos portugueses!!

  3. O “Banif perdeu (?) 984 milhões de euros com notícia da TVI”. Perdeu? Mas o dinheiro era do banco ou dos depositantes? E estes podiam, ou não, resgatar o dinheiro que lhes pertencia? Se não tivessem feito isso haveria algum processo no Ministério Público a defender os mais que certos espoliados do Banif? Não terá a notícia da TVI, ao contrário do que aconteceu com o BES, defendido os depositantes do Banif?
    Já agora, para onde foram os 1000 milhões de euros (mais que os 984 da notícia) que o governo do Passos meteu no Banif?
    Será que alguém me pode explicar as verdadeiras razões que estão por detrás deste despacho de acusação do Ministério Público?

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …