MP: Banif perdeu 984 milhões de euros com notícia da TVI

José Sena Goulão / Lusa

O Diretor de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo.

A notícia que a TVI divulgou a 13 de Dezembro de 2015, anunciando o fecho do Banif, resultou em perdas de 984 milhões de euros em depósitos, de acordo com o Ministério Público (MP) que acusa o canal de ofensa à reputação económica.

Este dado consta do despacho de acusação do MP e é divulgado pelo Correio da Manhã (CM). Além da TVI, também o director de informação do canal, Sérgio Figueiredo, está acusado de desobediência qualificada e ofensa à reputação.

Em causa está a notícia divulgada pela TVI a 13 de Dezembro de 2015 sobre o alegado encerramento do Banif.

“Na sequência da notícia, a situação de liquidez do Banif degradou-se pela diminuição dos depósitos dos clientes, que caíram 984 milhões” de euros numa semana, refere o despacho de acusação do MP.

A liquidez do Banco também se degradou, caindo dos 183 milhões de euros para apenas 45 milhões dois dias depois da divulgação da notícia.

O MP acusa o canal de se ter precipitado na divulgação da notícia de que o Governo ia avançar com a resolução do Banco “sem assegurar ao Banif a possibilidade de se pronunciar em momento prévio” e sem se “asseverar, com segurança, da fiabilidade das informações que possuía”, como “era o seu dever”.

A acusação também nota que o director de informação do canal “não se opôs a que notícia falsa fosse difundida”, embora estivesse ciente de que “sendo verdadeiro ou falso, tal conteúdo era prejudicial e ofensivo da credibilidade, consideração e prestígio, confiança e reputação” do Banif.

A notícia da TVI terá precipitado o encerramento do Banif, dada a corrida dos clientes do Banco para o levantamento dos seus depósitos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Esses tipos da TVI são umas bestas…
    Vale tudo, e depois ainda têm o desplante de dizer que foi em nome do dever de informar…. INFORMAR O CAR$Lh0
    Querem é lucro tal como qualquer instituição com fins lucrativos, não é o dever de informar que os move é o PILIM!!!!!!!!
    VALE TUDO!

  2. Alguém ganhou uma pipa de massa com as consequ6encias dessa notícia, como é óbvio.
    O direito de informar comporta deveres; neste caso, se foi, como descrito, oura leviandade, é justo que paguem as consequências e que sirva de lição.

    • E isso vai devolver os 984 milhões?
      Além de que os espanhóis donos da TVI estão falidos…
      Quem ficou a ganhar com isto tudo foi o Santander – curiosamente também espanhol, tal como a Prisa, e, surpresa, de quem o Santander também é acionista!
      .
      O Banif foi outra bela prenda que os experts da troika e o “salvador” Passos deixam passar para estourar em cheio nos bolsos dos portugueses!!

  3. O “Banif perdeu (?) 984 milhões de euros com notícia da TVI”. Perdeu? Mas o dinheiro era do banco ou dos depositantes? E estes podiam, ou não, resgatar o dinheiro que lhes pertencia? Se não tivessem feito isso haveria algum processo no Ministério Público a defender os mais que certos espoliados do Banif? Não terá a notícia da TVI, ao contrário do que aconteceu com o BES, defendido os depositantes do Banif?
    Já agora, para onde foram os 1000 milhões de euros (mais que os 984 da notícia) que o governo do Passos meteu no Banif?
    Será que alguém me pode explicar as verdadeiras razões que estão por detrás deste despacho de acusação do Ministério Público?

    • Vou perder tempo inutilmente a responder. Por acaso sabe como funcionam os bancos ? Imagine que dava uma noticia falsa que o CGD, o BCP ou qualquer outro banco ia falir, mesmo que não haja ou houvesse qualquer problema, o que aconteceria ? Os depositantes iriam a correr levantar o seu dinheiro e o banco pois o grosso do dinheiro que os bancos tem é dos depositantes, pelo que ia ao charco, porque os bancos vivem da confiança. É preciso algum desenho ?

  4. Vou perder tempo inutilmente a responder. Por acaso sabe como funcionam os bancos ? Imagine que dava uma noticia falsa que o CGD, o BCP ou qualquer outro banco ia falir, mesmo que não haja ou houvesse qualquer problema, o que aconteceria ? Os depositantes iriam a correr levantar o seu dinheiro e o banco pois o grosso do dinheiro que os bancos tem é dos depositantes, pelo que ia ao charco, porque os bancos vivem da confiança. É preciso algum desenho ?

RESPONDER

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …