Um banho quente para combater a depressão? Sim, funciona

Um estudo internacional sugere que tomar longos banhos de imersão, duas vezes por semana, melhora os níveis de humor e ajuda no combate à depressão.

Dois banhos longos de imersão por semana é a receita ideal para ficar mais bem disposto, adianta um recente estudo realizado por investigadores da Universidade de Friburgo, na Alemanha, e publicado na New Scientist.

A investigação centrou-se em analisar um grupo de 45 pessoas diagnosticadas com depressão. Desse grupo, alguns participantes tomaram banhos de imersão de 30 minutos durante dois meses, duas vezes por semana, à temperatura de 40ºC e, depois, enrolaram-se em cobertores durante 20 minutos.

Os restantes participantes, segundo a Visão, praticaram exercício físico duas vezes por semanas, entre 40 e 45 minutos.

Mediante os resultados, os cientistas chegaram à conclusão de que tomar banhos quentes durante a tarde está associado a uma melhoria do humor entre pessoas com depressão moderada.

Entre um banho quente e o exercício físico, o efeito foi muito maior no grupo que tomou os banhos. As pessoas desse grupo tiveram seis pontos a menos numa escala comum de depressão utilizada comummente pelos especialistas. Já o outro grupo, o do exercício físico, teve uma média de três pontos a menos.

Estes resultados são explicados pelo facto de o aumento da temperatura corporal durante a tarde ajudar a normalizar o ritmo circadiano, que fica desestabilizado em pessoas com depressão.

Durante o dia, a temperatura corporal é mais alta. À noite, ela baixa. Essa diminuição de temperatura corporal ajuda-nos a adormecer, dado que promove a libertação de melatonina, a hormona que regula os ciclos de sono.

Como os níveis de melatonina em pessoas com depressão não estão bem definidos, os banhos quentes podem ajudar as pessoas a dormir melhor, fazendo assim com que os sintomas de depressão diminuam.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Artrovex funciona bem ao dar as juntas e ossos o traço dos elementos que eles requerem assim como recuperando os tecidos. Este produto pode acelerar a fusão das juntas e ossos depois de uma lesão e também melhorar o metabolismo das juntas. Além disso, este produto aumenta o fluido sinovial que é produzido nas juntas. http://parazity.info/ No estágio avançado, até 6 ciclos por ano podem ser necessários. O creme é seguro, portanto o uso frequente não danifica sua saúde. Como aplicar Artrovex como aplicar em passos simples: O gel é colocado na palma da mão; Com leves movimentos circulares, o composto é esfregado na área da articulação afetada até que seja completamente absorvida; O procedimento precisa ser repetido 2 ou 3 vezes por dia.

RESPONDER

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …