Nova Zelândia votou para escolher nova bandeira – e decidiu ficar com a actual

1

Os neozelandeses foram a votos para decidir se mudavam de bandeira – e, de acordo com os resultados preliminares divulgados esta quinta-feira, votaram contra a mudança da bandeira do país, em referendo convocado pelo governo.

Segundo a BBC, 56.6% dos neozelandeses votaram a favor de manter a bandeira atual, enquanto 43.1% escolheram a nova.

Foram às urnas 2,1 milhões de votantes, cerca de 50% dos 4,4 milhões de cidadãos do país, participaram no referendo.

O plebiscito convocava os neozelandeses a ditar se preferiam a bandeira que inclui o símbolo da Union Jack, que representa o país desde 1971, ou se queriam o novo design, conhecido por “Silver Fern” (feto de prata na tradução para Português).

Os resultados preliminares foram apresentados pelo primeiro-ministro do país, John Key, um dos grandes defensores da alteração da bandeira.

Embora tenha revelado estar desapontado com os resultados, o governante diz que vai respeitar a decisão da população neozelandesa. Os resultados finais vão ser anunciados na próxima quarta-feira.

A atual bandeira mostra o legado da colonização do país pelo Reino Unido, o principal motivo pela qual muitos queriam alterar o seu design.

A nova opção tinha sido escolhida entre várias alternativas numa outra votação que aconteceu em dezembro do ano passado.

Com um fundo negro e azul, a nova bandeira combinava um feto branco com as quatro estrelas vermelhas que simbolizam a Cruz do Sul, uma constelação de estrelas que também marca a bandeira atual.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.