Nova Zelândia já escolheu a sua nova bandeira

6

 

A Nova Zelândia vai passar a ter uma nova bandeira, depois de uma votação popular ter escolhido massivamente uma nova alternativa para representar o país.

A Comissão Eleitoral da Nova Zelândia já anunciou a opção vencedora, que recolheu 552.827 votos, que constituem 50.53% do total da votação, noticia o The Guardian.

Isto é o mesmo que dizer que no referendo de Março de 2016, onde será oficializada a escolha popular, a bandeira desenhada por Kyle Lockwood será a escolha preferida dos neo-zelandeses contra a actual bandeira.

A chamada “Silver Fern” (feto de prata na tradução para Português) tem fundo negro e azul com um feto branco e quatro estrelas que simbolizam a Cruz do Sul, uma constelação de estrelas que também marca a bandeira actual da Nova Zelândia.

O movimento para a mudança da bandeira foi lançado há 7 meses pelo primeiro-ministro John Key, queo justificou com o facto de a actual ser vista como um símbolo do colonialismo britânico.

Em causa está a chamada “Union Jack“, a bandeira da união do Reino Unido, que figura no topo esquerdo da bandeira neo-zelandesa – tal como acontece também com a bandeira australiana.

ZAP

6 Comments

  1. Preferia a 2.ª a contar da esquerda, cor vermelha no lugar do preto da escolhida. Em Portugal deveríamos fazer o mesmo já que temos uma bandeira que é uma derivação da do Partido Republicano, tal como a de Angola é a do MPLA. As cores de Portugal sempre foram azul e branco e não há razão alguma para se ter mudado de bandeira apenas porque houve uma mudança de regime.

  2. É ‘cruzeiro do Sul’, está bem ao centro da bandeira brasileira e funciona como orientação para o pólo Sul. A primeira representação dela surge numa carta de um cartógrafo português.

  3. O título do artigo está incorrecto. O que os neo-zelandeses escolheram não foi a nova bandeira, mas candidata que vai defrontar a actual bandeira no tal referendo de Março:

    “Nova Zelândia já escolheu a bandeira alternativa”, algo assim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.