Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

Mário Cruz / Lusa

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida.

A ideia foi lançada pelo líder do Comercial Português, tendo o Novo Banco e o banco público concordado com a ideia. Este não é um tema novo, tal como frisa o semanário Expresso, mas tem conquistado relevância devido aos juros negativos.

Durante a conferência Banca do Futuro, organizada pelo Jornal de Negócios em Lisboa, Miguel Maya, presidente do BCP, assegurou que “não passa pela cabeça do Millennium BCP cobrar pelos depósitos de [clientes] particulares e pequenas empresas”.

Contudo, a situação muda quando estão em causa grandes clientes estrangeiros: segundo Maya, não faz sentido ter “centenas de milhões” de euros depositados no banco por grandes clientes institucionais estrangeiros, com quem o banco não tem qualquer outra relação comercial, diz, citado pelo mesmo jornal.

Em Portugal, recorde-se, a legislação não permite que os bancos cobrem por depósitos de clientes. Por isso, alguns clientes estrangeiros optam por depositar o dinheiro em instituições bancárias portuguesas porque nos seus países de origem os depósitos são cobrados. No entender de Maya, este é mais um exemplo de como os bancos portugueses não competem em pé de igualdade com os seus pares europeus.

Também o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, considerou que face à circulação do dinheiro na Europa “deveria haver legislação idêntica“. Pelo Novo Banco, António Ramalho, defendeu um “sistema idêntico ao nível de toda a Europa”.

No que respeita aos particulares e pequenas e médias empresas, os líderes consideram que os depósitos não devem ser taxados. A legislação defendida seria apenas aplicável a grandes clientes e multinacionais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …