Bancos encerrados esta segunda para evitar colapso financeiro na Grécia

Yannis Kolesidis / EPA

O ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

A Grécia vai fechar os bancos na segunda-feira para evitar o colapso financeiro, disse aos jornalistas o presidente executivo do banco do Pireu, Anthimos Thomopoulos, citado pela agência financeira Bloomberg.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, confirmou entretanto o encerramento temporário dos bancos gregos na segunda-feira, assegurando que estão garantidas as poupanças, salários e pensões dos cidadãos.

A Grécia termina na terça-feira o seu programa de resgate e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo aprovado pelos gregos e agendado para 05 de julho.

O Banco Central Europeu anunciou entretanto ter decidido manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis, enquanto o banco nacional grego se comprometeu a adotar “todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira”.

“Se vão para a Grécia, levem dinheiro que chegue”

O ministério alemão dos Negócios Estrangeiros recomendou hoje aos alemães que pretendam ir para a Grécia que levem dinheiro suficiente, já que o país está à beira do colapso bancário – e os bancos encerram esta segunda-feira.

Berlim convida igualmente os alemães de partida para a Grécia, um dos seus destinos de férias preferidos, que se mantenham informados “sobre a evolução da situação através das recomendações do ministério e dos meios de comunicação social.

Stephan Roehl / Flickr

Frank-Walter Steinmeier, ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha

Frank-Walter Steinmeier, ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha

Também a Holanda recomendou prudência aos viajantes, explicando que pode “ser difícil pagar com cartão de crédito“.

“Levem dinheiro suficiente para cobrir todos os vossos custos até ao regresso”, indica o ministério holandês dos Negócios Estrangeiros na sua página na internet.

Berlim alerta também para os tempos de espera significativos para levantar dinheiro ao balcão dos bancos ou nas caixas multibanco.

Os gregos, inquietos quanto ao futuro do país, têm formado longas filas junto às caixas de multibanco, ao longo do fim de semana, face à possibilidade de os bancos gregos encerrarem na segunda-feira e ser instaurado o controlo de capitais para tentar conter os levantamentos bancários.

A Grécia é um dos principais destinos de férias dos alemães, tendo recebido 2,5 milhões de turistas germânicos no ano passado, 8,5% acima do valor registado em 2013.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Começou o fim desta porcaria da UE. Portugal é o SR. que se segue que ninguém duvide. Passos Coelho e o seus (des)governantes já estão a sentir o rabo perto das calças, só espero que o MP esteja preparado para fazer como faz ao Sócrates. Como contribuinte e eleitor fico cá à espera para ver Srs.

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …