/

Bancos encerrados esta segunda para evitar colapso financeiro na Grécia

5

Yannis Kolesidis / EPA

O ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

A Grécia vai fechar os bancos na segunda-feira para evitar o colapso financeiro, disse aos jornalistas o presidente executivo do banco do Pireu, Anthimos Thomopoulos, citado pela agência financeira Bloomberg.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, confirmou entretanto o encerramento temporário dos bancos gregos na segunda-feira, assegurando que estão garantidas as poupanças, salários e pensões dos cidadãos.

A Grécia termina na terça-feira o seu programa de resgate e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo aprovado pelos gregos e agendado para 05 de julho.

O Banco Central Europeu anunciou entretanto ter decidido manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis, enquanto o banco nacional grego se comprometeu a adotar “todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira”.

“Se vão para a Grécia, levem dinheiro que chegue”

O ministério alemão dos Negócios Estrangeiros recomendou hoje aos alemães que pretendam ir para a Grécia que levem dinheiro suficiente, já que o país está à beira do colapso bancário – e os bancos encerram esta segunda-feira.

Berlim convida igualmente os alemães de partida para a Grécia, um dos seus destinos de férias preferidos, que se mantenham informados “sobre a evolução da situação através das recomendações do ministério e dos meios de comunicação social.

Stephan Roehl / Flickr

Frank-Walter Steinmeier, ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha

Frank-Walter Steinmeier, ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha

Também a Holanda recomendou prudência aos viajantes, explicando que pode “ser difícil pagar com cartão de crédito“.

“Levem dinheiro suficiente para cobrir todos os vossos custos até ao regresso”, indica o ministério holandês dos Negócios Estrangeiros na sua página na internet.

Berlim alerta também para os tempos de espera significativos para levantar dinheiro ao balcão dos bancos ou nas caixas multibanco.

Os gregos, inquietos quanto ao futuro do país, têm formado longas filas junto às caixas de multibanco, ao longo do fim de semana, face à possibilidade de os bancos gregos encerrarem na segunda-feira e ser instaurado o controlo de capitais para tentar conter os levantamentos bancários.

A Grécia é um dos principais destinos de férias dos alemães, tendo recebido 2,5 milhões de turistas germânicos no ano passado, 8,5% acima do valor registado em 2013.

/Lusa

5 Comments

  1. Começou o fim desta porcaria da UE. Portugal é o SR. que se segue que ninguém duvide. Passos Coelho e o seus (des)governantes já estão a sentir o rabo perto das calças, só espero que o MP esteja preparado para fazer como faz ao Sócrates. Como contribuinte e eleitor fico cá à espera para ver Srs.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.