Bancos vendem créditos à habitação a Fundos de Investimento (e é “dramático” para muitas famílias)

Estão a chegar à DECO cada vez mais pedidos de ajuda de famílias que viram os seus créditos à habitação serem adquiridos aos Bancos por Fundos de Investimento e que estão a ser pressionadas para pagarem a totalidade das dívidas se não querem perder a casa.

O problema é reportado pelo Público que refere que os Bancos, pressionados para a necessidade de se livrarem dos empréstimos problemáticos, estão a vender carteiras de créditos malparados a Fundos de Investimento especializados na recuperação deste tipo de dívidas.

O problema está a ganhar dimensões preocupantes“, salienta ao citado diário a directora do Gabinete de Protecção Financeira (GPF) da DECO, Natália Nunes, vincando que se trata de “uma situação nova e dramática para muitas famílias”.

Esta especialista da Associação de Defesa do Consumidor repara que os Bancos estão a vender empréstimos que “entraram em incumprimento há poucos meses”.

A DECO recebe, diariamente, “pedidos de ajuda de consumidores que são surpreendidos por contactos das novas entidades para que paguem as dívidas”, aponta Natália Nunes.

“A cedência de crédito em incumprimento está a aumentar desde 2017 e o crédito à habitação tem vindo a ser um dos mais cedidos”, refere Natália Nunes, salientando ainda que a Banca também está a vender carteiras de empréstimos pessoais e cartões de crédito em incumprimento.

Essa cedência dos créditos deixa os visados em situação desprotegida, já que os Fundos de Investimento dão aos consumidores menos hipóteses de renegociação das dívidas. A aposta destes Fundos passa por usar métodos agressivos para a cobrança dos valores.

A responsável da DECO recomenda aos consumidores que não deixem prestações em atraso para evitarem cair neste tipo de situações.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não estará na hora de criar legislação adequada?
    Ou estarão demasiado ocupados com a eternização no poleiro?
    Temos de abrir a pestana…

    • Talvez seja tempo de as famílias pagarem atempadamente! Ou então, de garantirem condições para o pagamento antes de contraírem empréstimos de forma irresponsável!

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …