/

Banco russo quase entregou por engano 12 milhões de dólares a país africano

2

Marcos Santos / USP Imagens

O banco estatal russo VTB cometeu um erro de digitação nesta terça-feira, tendo quase transferido 12 milhões de dólares para a República Centro-Africana, o quarto país mais pobre do planeta.

De acordo com o Russia Today, o país africano poderia ter enriquecido nesta terça-feira com o “empréstimo” de 12 milhões de dólares, montante que representa mais de seis vezes o Produto Interno Bruto da República Centro-Africana.

A confirmação foi feita pelo banco russo num relatório financeiro trimestral do VTB publicado pelo Banco Central da Rússia. O documento em causa incluída uma tabela com uma lista de reivindicações financeiras pendentes que o grupo VTB tinha em dezenas de países no dia 1 de outubro deste ano.

No entanto, garante o banco, a situação com a República Centro-Africana não passou de um erro técnico, não tendo sido concedido nenhum empréstimo ao país africano.

“A República Centro-Africana não tem dívidas neste valor com o banco estatal russo. Provavelmente, trata-se de um erro técnico no sistema em que os países estão codificados”, notou o banco estatal em declarações à agência Reuters, sem mencionar qualquer responsável.

Os mais de 800.000 milhões de rublos (12.000 milhões de dólares) representam seis vezes mais o valor da produção económica anual da República Centro-Africana, o quarto Estado no lista dos países mais pobres do mundo.

Segundo dados do banco mundial, a República Centro-Africana continua a ser um dos países mais pobres do mundo, sendo ainda marcada pela crise humanitária e de segurança desde 2013.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.