O banco estatal russo VTB cometeu um erro de digitação nesta terça-feira, tendo quase transferido 12 milhões de dólares para a República Centro-Africana, o quarto país mais pobre do planeta.
De acordo com o Russia Today, o país africano poderia ter enriquecido nesta terça-feira com o “empréstimo” de 12 milhões de dólares, montante que representa mais de seis vezes o Produto Interno Bruto da República Centro-Africana.
A confirmação foi feita pelo banco russo num relatório financeiro trimestral do VTB publicado pelo Banco Central da Rússia. O documento em causa incluída uma tabela com uma lista de reivindicações financeiras pendentes que o grupo VTB tinha em dezenas de países no dia 1 de outubro deste ano.
No entanto, garante o banco, a situação com a República Centro-Africana não passou de um erro técnico, não tendo sido concedido nenhum empréstimo ao país africano.
“A República Centro-Africana não tem dívidas neste valor com o banco estatal russo. Provavelmente, trata-se de um erro técnico no sistema em que os países estão codificados”, notou o banco estatal em declarações à agência Reuters, sem mencionar qualquer responsável.
Os mais de 800.000 milhões de rublos (12.000 milhões de dólares) representam seis vezes mais o valor da produção económica anual da República Centro-Africana, o quarto Estado no lista dos países mais pobres do mundo.
Segundo dados do banco mundial, a República Centro-Africana continua a ser um dos países mais pobres do mundo, sendo ainda marcada pela crise humanitária e de segurança desde 2013.
Primeiro falam em 12 milhões de dólares. Depois já falam em 12.000 milhões. (12 mil milhões) em que ficamos?
São 12 mil milhões. O PIB da República Centro Africana é de 2 mil milhões de dólares.