Banco de fomento vai financiar solução para o malparado da banca

Tiago Petinga / Lusa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

O Executivo deverá anunciar nos próximos dias a solução encontrada para os créditos problemáticos de instituições como a CGD, BCP e Novo Banco.

Segundo o Público, o Governo já chegou a um consenso com a CGD, o BCP e o Novo Banco para resolver o problema do crédito malparado na banca. A solução encontrada vai envolver a Instituição Financeira de Desenvolvimento, mais conhecida por banco de fomento, que será uma das fontes financiadoras do mecanismo.

O jornal apurou que o Governo de António Costa, em articulação com o Banco de Portugal, deverá anunciar, nos próximos dias, que fechou as condições de financiamento e o modelo de gestão da entidade que será constituída para resolver o tema dos empréstimos em moratória, também conhecidos por non performing loans (NPL): cujo reembolso ou pagamento de juros decorre fora dos prazos, em dívida a mais de 90 dias.

O veículo terá a figura de um Agrupamento Complementar de Empresas (ACE), tendo em conta que será criado pela Caixa, BCP e Novo Banco, e ficará responsável pela recuperação dos ativos problemáticos e sua possível comercialização.

Em causa estão apenas os créditos problemáticos de empresas que se encontram numa situação financeira desequilibrada, isto é, com níveis de dívida insustentáveis, mas que se considera terem viabilidade económica. E, escreve o jornal, este é um grupo que inclui não só créditos em incumprimento comuns aos três bancos, mas os de outras empresas financeiramente degradadas e expostas a apenas um destes bancos.

Segundo o diário, dos cerca de 30 mil milhões de euros de crédito malparado contabilizado pelo setor bancário, apenas metade está devidamente provisionado. Existem 4,5 mil milhões no Novo Banco, quatro mil milhões na CGD, mais de três mil milhões no BCP e cerca de dois mil milhões no Montepio que precisam de “limpeza”.

Tal como já tinha referido o jornal ECO, apesar de a nova sociedade ter na origem a CGD, o BCP e o Novo Banco, é de adesão voluntária, ou seja, os restantes bancos podem sempre envolver-se.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Portugal tem margem" para ter défice em caso de crise

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente. Numa entrevista …

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …

Portugal é dos países da UE que mais progrediram na igualdade de género

Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que coloca o país em 16.º posição, …

"Sem água potável e a urinar em latas". Assim vivem os seguranças dos jogadores do Real Madrid

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Espanha, um sindicato operário, denuncia as "péssimas condições" laborais dos seguranças que fazem vigilância a alguns jogadores do Real Madrid, nas suas moradias particulares. "Não há 'guaritas' de vigilância …

Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa. A notícia foi avançada pela Antena Um/Açores e confirmada pelo Diário de Notícias.  Doutorado em Biologia pela Universidade …

Ex-presidente da Câmara da Covilhã começa a ser julgado por peculato

O antigo presidente da Câmara da Covilhã e também ex-vice-presidente do partido Aliança começa, esta terça-feira, a ser julgado em Castelo Branco, acusado de peculato e prevaricação. A SIC noticiou no fim-de-semana de 16 e 17 …

Dois anos depois dos fogos, há mais de 200 casas excluídas do processo de reconstrução

Dois anos depois dos incêndios na zona centro do país, mais de 200 casas de primeira habitação continuam excluídas do processo de reconstrução. Apesar de as obras estarem licenciadas, as habitações foram chumbadas pela Comissão de …