/

Banco Central Europeu corta taxa de juros para 0%

WEF

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira um corte em todas as suas taxas de juro, passando a taxa diretora para 0%, um novo mínimo histórico.

O BCE decidiu cortar a taxa de juro de referência de 0,5% para 0%, enquanto também desceu a taxa de depósitos para -0,40%, e a taxa de refinanciamento para 0,25%.

A taxa de juro directora do BCE, aplicada às principais operações de refinanciamento, estava em 0,05% desde setembro de 2014.

Na reunião de hoje, o BCE decidiu também reduzir a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez para 0,25%, um corte de cinco pontos base, e a taxa de depósitos, que passa de -0,30% para -0,40%, um corte de 10 pontos base.

O presidente do Banco Central Europeu afirmou em conferência de imprensa esta quinta-feira que as taxas de juro na zona euro podem descer ainda mais.

“As taxas de juro vão ficar nos níveis atuais ou mais baixos por um longo período, para lá do fim do programa de compra de ativos”, que deve terminar em março de 2017, explicou Draghi.

O Conselho de Governadores do BCE decidiu ainda reforçar o programa de compra de dívida que lançou há um ano, passando o volume mensal de 60 mil milhões de euros para 80 mil milhões de euros.

Esta decisão, aprovada na reunião de política monetária do BCE, terá efeitos a partir de abril.

A instituição liderada por Mario Draghi vai também lançar a partir de junho quatro operações de refinanciamento de longo prazo, cada uma com uma maturidade de quatro anos.

Juros da dívida portuguesa a 10 anos abaixo dos 3%

Estas medidas servem para estimular a recuperação da zona euro, um pacote mais ambicioso do que o esperado e que já está a ter efeitos nos juros das dívidas europeias e nas bolsas.

As taxas de juros da dívida portuguesa estão a recuar em todos os prazos, com a taxa a 10 anos a cair para baixo da barreira dos 3%, em reação às decisões anunciadas pelo BCE.

Pelas 14h30, a taxa de juro da dívida pública portuguesa a dois anos recuava para 0,672% (0,706% na quarta-feira), a cinco anos baixava para 2,022% (2,040% ontem), e a 10 anos caía para 2,986% (3,147% antes).

Esta tendência de descida estende-se a outros países como Espanha, Irlanda, Itália e Grécia.

As bolsas europeias, que hoje arrancaram em alta ligeira, com os investidores a aguardarem pela reunião de política monetária do BCE, reagiram bem ao anúncio.

Depois de terem sido anunciadas as principais decisões da reunião de hoje do BCE, o euro caiu face ao dólar e às 13h20 negociava abaixo de 1,09 dólares, tendo entretanto recuperado terreno e sendo negociado nos 1,1088 dólares por volta das 15h.

Este afundamento era um efeito pretendido, já que o aumento do euro seria um peso na recuperação económica, ao tornar as importações mais baratas.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.