Banco Central Europeu corta taxa de juros para 0%

WEF

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira um corte em todas as suas taxas de juro, passando a taxa diretora para 0%, um novo mínimo histórico.

O BCE decidiu cortar a taxa de juro de referência de 0,5% para 0%, enquanto também desceu a taxa de depósitos para -0,40%, e a taxa de refinanciamento para 0,25%.

A taxa de juro directora do BCE, aplicada às principais operações de refinanciamento, estava em 0,05% desde setembro de 2014.

Na reunião de hoje, o BCE decidiu também reduzir a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez para 0,25%, um corte de cinco pontos base, e a taxa de depósitos, que passa de -0,30% para -0,40%, um corte de 10 pontos base.

O presidente do Banco Central Europeu afirmou em conferência de imprensa esta quinta-feira que as taxas de juro na zona euro podem descer ainda mais.

“As taxas de juro vão ficar nos níveis atuais ou mais baixos por um longo período, para lá do fim do programa de compra de ativos”, que deve terminar em março de 2017, explicou Draghi.

O Conselho de Governadores do BCE decidiu ainda reforçar o programa de compra de dívida que lançou há um ano, passando o volume mensal de 60 mil milhões de euros para 80 mil milhões de euros.

Esta decisão, aprovada na reunião de política monetária do BCE, terá efeitos a partir de abril.

A instituição liderada por Mario Draghi vai também lançar a partir de junho quatro operações de refinanciamento de longo prazo, cada uma com uma maturidade de quatro anos.

Juros da dívida portuguesa a 10 anos abaixo dos 3%

Estas medidas servem para estimular a recuperação da zona euro, um pacote mais ambicioso do que o esperado e que já está a ter efeitos nos juros das dívidas europeias e nas bolsas.

As taxas de juros da dívida portuguesa estão a recuar em todos os prazos, com a taxa a 10 anos a cair para baixo da barreira dos 3%, em reação às decisões anunciadas pelo BCE.

Pelas 14h30, a taxa de juro da dívida pública portuguesa a dois anos recuava para 0,672% (0,706% na quarta-feira), a cinco anos baixava para 2,022% (2,040% ontem), e a 10 anos caía para 2,986% (3,147% antes).

Esta tendência de descida estende-se a outros países como Espanha, Irlanda, Itália e Grécia.

As bolsas europeias, que hoje arrancaram em alta ligeira, com os investidores a aguardarem pela reunião de política monetária do BCE, reagiram bem ao anúncio.

Depois de terem sido anunciadas as principais decisões da reunião de hoje do BCE, o euro caiu face ao dólar e às 13h20 negociava abaixo de 1,09 dólares, tendo entretanto recuperado terreno e sendo negociado nos 1,1088 dólares por volta das 15h.

Este afundamento era um efeito pretendido, já que o aumento do euro seria um peso na recuperação económica, ao tornar as importações mais baratas.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …