Banco angolano escondeu accionistas das autoridades portuguesas

O Banco de Negócios Internacional, uma entidade financeira angolana que funciona em Portugal desde 2014, foi apanhado pelo Banco de Portugal a esconder o nome de alguns accionistas, entre os quais o do construtor civil que deu uma prenda de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado.

O caso é reportado pelo jornal Expresso, que adianta que a eurodeputada Ana Gomes solicitou “intervenção urgente” à Procuradoria Geral da República para apurar como é que o Banco foi autorizado a funcionar em Portugal, em 2013, após ter prestado, alegadamente, “falsas informações ao Banco de Portugal” durante o processo de licenciamento.

O semanário nota que o BNI “ocultou os nomes de seis investidores que fizeram transferências de sete milhões de euros para uma conta na Caixa-Geral de Depósitos (CGD) em Portugal, de forma a participarem no capital social da filial de Lisboa, o BNI Europa”.

Entre estes accionistas “escondidos” estará José Guilherme, o construtor civil que deu a Ricardo Salgado uma “prenda” de 14 milhões de euros, e o seu filho Paulo Guilherme, que terão feito transferências de 3,2 milhões de euros.

O Expresso identifica ainda transferências de 1,25 milhões de um investidor angolano, Eurico de Brito, e de 1,4 milhões de um empresário libanês com negócios em Angola, Wissam Ali Nesr, e de 550 mil euros do Banco Privado Internacional, IFI, em Cabo Verde, que tem na sua administração elementos que também administram o BNI.

“As referências à realização de capital social do BNI Europa eram explícitas nas ordens de transferência registadas na CGD”, aponta o jornal, realçando que o BNI Angola justificou os valores como sendo uma antecipação de uma “eventual futura aquisição” de acções.

Argumento que o Banco de Portugal não considerou válido, ameaçando inviabilizar a licença do BNI Europa alegando que o “esquema de ocultação impedia a verificação obrigatória por lei da idoneidade dos investidores”, conforme se escreve no jornal.

bni.ao

Mário Moreira Palhares, ex-vice-governador do Banco Nacional de Angola, presidente e maior accionista do BNI

Mário Moreira Palhares, ex-vice-governador do Banco Nacional de Angola, presidente e maior accionista do BNI

O BNI terá devolvido então os sete milhões de euros aos investidores ocultos e o Banco de Portugal acabou por emitir a licença para o funcionamento do BNI Europa, apesar de a entidade apontar a necessidade de manter “uma vigilância reforçada” sobre a instituição.

O Expresso refere ainda que na altura em que foi emitida a licença, decorria em Portugal um inquérito-crime por suspeitas de branqueamento de capitais, no âmbito da venda de apartamentos no edifício Estoril-Sol Residence.

No caso está envolvida uma empresa com ligações a um dos principais accionistas do BNI Angola, Ivan Leite de Morais, filho de José Pedro de Morais Júnior, o ex-ministro das Finanças e actual governador do Banco Nacional de Angola.

Fundado em 2006, o BNI Angola tem entre os seus investidores Tchizé dos Santos e José Eduardo Paulino dos Santos, filhos do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

O presidente do Banco e seu maior accionista, com 28% do capital, é Mário Moreira Palhares, ex-vice-governador do Banco Nacional de Angola.

Entre os principais accionistas está ainda o general João de Matos, antigo chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas Angolanas (11,63%), além do já mencionado Ivan Leite de Morais (5,29%).

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E o idiota do povinho continua a acreditar que é culpa sua, de o
    dinheiro não lhe chegar sequer, para as necessidades básicas…

  2. Se o Banco de Portugal fizer uma vigilância tão reforçada como a que foi feita em relação aos outros bancos, podemos desde já ficar descansados porque o Sr. Carlos Costa não nos dará mais notícias tristes. Não me façam rir.
    Não venderam o Banif ao fundo americano Apolo porque não tinha licença mas para o BNI ”…foi emitida a licença, decorria em Portugal um inquérito-crime por suspeitas de branqueamento de capitais”… O QUE PENSAR ??? Todos bons rapazes.

  3. Nem o omo lava mais branco. O povo Angolano na miséria, e estes abutres a gozarem os milhões roubados cá em Portugal. Onde pára a policia???????????????????

RESPONDER

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …

Benfica é cabeça-de-série no sorteio da Liga Europa

O Benfica será cabeça-de-série no sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa, que está agendado para a próxima segunda-feira. Depois da vitória por 3-0 sobre o Zenit, que garantiu ao Benfica o apuramento para a Liga Europa, …