Banco Alimentar inicia campanha online de recolha de alimentos

foto: bancoalimentar.pt

foto: bancoalimentar.pt

O Banco Alimentar contra a Fome inicia esta quinta-feira mais uma campanha online de recolha de alimentos, numa altura em que os pedidos de ajuda continuam a aumentar.

A campanha, que decorre em www.alimentestaideia.net, permite a participação de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.

Esta campanha antecede a tradicional campanha de recolha de alimentos nos supermercados, a realizar no próximo fim de semana, em 1995 estabelecimentos comerciais de todo o país, e a campanha “Ajuda Vale”, que vai terminar a 7 de dezembro,

A presidente da Federação Portuguesa dos Banco Alimentares, Isabel Jonet, adiantou que, durante o fim-se-semana, 42 mil voluntários irão estar à porta das lojas a convidar os portugueses “a serem mais solidários com as pessoas mais carenciadas da sua região”.

Segundo a federação, as famílias, os desempregados, crianças e idosos são os grupos mais afetados pela crise económica, aumentando significativamente os pedidos de apoio e a necessidade de a instituição alargar a sua capacidade de resposta às instituições sociais que apoiam.

“Na senda do que vem sendo habitual nos últimos dois anos regista-se um acréscimo dos pedidos de apoio às instituições, há mais pessoas com necessidades”, disse Isabel Jonet.

Isabel Jonet adiantou que, “apesar dos números apontarem para alguma recuperação económica, ela ainda não terá chegado às famílias”.

“Estamos a falar de famílias de menores recursos, que são apoiadas pelas instituições, famílias que vivem muito no limite e se encontram endividadas e para quem o regresso ao emprego ainda não é uma realidade”, sublinhou.

A campanha online do Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu em dezembro do ano passado, angariou quase 100 toneladas de alimentos, no valor de 112.700 euros.

O Banco Alimentar realiza, duas vezes por ano, três campanhas: a campanha online, a tradicional recolha de alimentos nos supermercados e a campanha “Ajuda vale“, em que as pessoas podem comprar, na caixa dos supermercados, vales de seis produtos seleccionados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …