Bancos “limparam” 2,4 mil milhões em malparado desde janeiro. Faltam 23 mil milhões

O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano. Contudo, ainda falta ‘limpar’ 23 mil milhões.

O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados esta quinta-feira divulgados pelo Banco de Portugal.

Segundo a publicação Sistema Bancário Português – desenvolvimentos recentes, em junho deste ano o valor bruto de crédito malparado ascendia a 23.447 milhões de euros, o que significa menos 2.409 milhões de euros do que no final de 2018. Já face ao valor de malparado no primeiro trimestre, a diminuição é de 982 milhões de euros.

A diminuição do malparado foi sobretudo no crédito a empresas. Quanto ao crédito malparado líquido de imparidades, este diminuiu no primeiro semestre 1.231 milhões de euros para 11.204 milhões de euros.

“Esta evolução traduziu-se numa redução do rácio de NPL [sigla para a expressão inglesa ‘non-performing loans’] total de 8,9% para 8,3% face ao trimestre anterior”, refere o banco central.

Já o valor do stock (saldo acumulado) de malparado líquido de imparidades passou de 4,3% para 4,0%.

Os maiores bancos portugueses têm vindo a fazer grandes vendas de crédito malparado com o objetivo de acelerar a diminuição, uma vez que estes ativos penalizam muito o balanço dos bancos e o sistema bancário português ainda tem um valor acima da média europeia. Essa venda de carteiras de crédito vai continuar no resto do ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …