A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

Rhona Wise / EPA

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos Estados Unidos.

A banana madura, colada à parede com fita adesiva, fazia parte da peça Comediante da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan e tinha sido vendida, dias antes, por 120 mil dólares, cerca de 108.511 euros.

A peça de fruta estava em exposição desde sexta-feira na Art Basel, uma enorme feira de arte contemporânea que passa todos os anos por Miami. Este sábado, a banana foi comida pelo artista nova-iorquino David Datuna.

O momento foi registado pelo próprio artista e publicado no Instagram. “É uma performance. Chama-se Artista com fome“, diz Datuna num dos vídeos, enquanto mastiga a banana perante um grupo de visitantes. “Adoro o Maurizio Cattelan e gostei muito da instalação. Muito deliciosa.”

Vários visitantes da feira assistiram ao momento com alguma admiração. Segundo o Público, uma representante da galeria perguntou a Datuna: “are you kidding?”, ao que o artista respondeu rapidamente que se tratava de uma performance artística.

A responsável pediu para a seguir e, enquanto cumpria a ordem, o artista acenou aos visitantes e despediu-se dizendo “vejo-vos depois da prisão“.

https://www.instagram.com/p/B5yIFp2hyE-/?utm_source=ig_web_copy_link

De acordo com o TMZ, depois de ter ingerido a peça de fruta, David Datuna foi levado para uma sala onde foi interrogado pela polícia. O site adianta ainda que os responsáveis da galeria não ficaram contentes com a situação, mas, até ao momento, não foi apresentada qualquer queixa.

Lucien Terras, encarregado das relações com museus da Galerie Perrotin explicou que o ato não diminui o valor da obra. “Ele não destruiu a obra de arte. A banana é a ideia”, disse em declarações ao jornal Miami Herald. A banana em exposição é regularmente substituída.

Além disso, a obra vem acompanhada de um certificado de autenticidade e é isso que os colecionadores compram. Ainda assim, a feira enviou, entretanto, um comunicado a dizer que a peça deixava de estar em exposição por razões de segurança, devido ao tumulto à sua volta.

Comedian é o primeiro trabalho de Maurizio Cattelan a figurar numa feira em mais de 15 anos. Nascido em Pádua, em 1960, o artista vive e trabalha em Nova Iorque, tendo alcançado notoriedade com A Nona Hora, uma estátua de cera do Papa João Paulo II atingido por um meteorito, exibida em 1999, na Kunsthalle Basel.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É sério mesmo? Uma banana com uma fita na parede? Aí você compra a obra por US$120 mil e ganha um “refil”: um cacho de bananas e um rolo de fita.

  2. Agora já percebi porque a banana era assim tão valiosa.
    Depois de tantas notícias e visualizações de vídeos pode até já ter ultrapassado esse valor em receitas de publicidade.

RESPONDER

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …

Alemanha confirma mais três casos de coronavírus

As autoridades de saúde alemãs confirmaram hoje mais três casos de contágio pelo novo coronavírus detetado na China, supostamente relacionados com a primeira infeção de um doente de 33 anos na Baviera. O Ministério da Saúde …

Mãe de jornalista desaparecido na Síria pede ajuda à Casa Branca para que o filho seja libertado

A mãe de um jornalista norte-americano que desapareceu na Síria, em 2012, pediu ajuda à Casa Branca, esta segunda-feira, para conseguir a sua libertação, alegando que um ou mais altos funcionários bloquearam conversas com o …

Cristiano Ronaldo regressa a Madrid com um novo hotel

Cristiano Ronaldo, em estreita colaboração com o Grupo Pestana, abriu um novo hotel no centro de Madrid, em Espanha, chamado Pestana CR7 Gran Vía Madrid. O Pestana CR7 Gran Vía Madrid resulta de uma união entre …

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …