A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

Rhona Wise / EPA

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos Estados Unidos.

A banana madura, colada à parede com fita adesiva, fazia parte da peça Comediante da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan e tinha sido vendida, dias antes, por 120 mil dólares, cerca de 108.511 euros.

A peça de fruta estava em exposição desde sexta-feira na Art Basel, uma enorme feira de arte contemporânea que passa todos os anos por Miami. Este sábado, a banana foi comida pelo artista nova-iorquino David Datuna.

O momento foi registado pelo próprio artista e publicado no Instagram. “É uma performance. Chama-se Artista com fome“, diz Datuna num dos vídeos, enquanto mastiga a banana perante um grupo de visitantes. “Adoro o Maurizio Cattelan e gostei muito da instalação. Muito deliciosa.”

Vários visitantes da feira assistiram ao momento com alguma admiração. Segundo o Público, uma representante da galeria perguntou a Datuna: “are you kidding?”, ao que o artista respondeu rapidamente que se tratava de uma performance artística.

A responsável pediu para a seguir e, enquanto cumpria a ordem, o artista acenou aos visitantes e despediu-se dizendo “vejo-vos depois da prisão“.

https://www.instagram.com/p/B5yIFp2hyE-/?utm_source=ig_web_copy_link

De acordo com o TMZ, depois de ter ingerido a peça de fruta, David Datuna foi levado para uma sala onde foi interrogado pela polícia. O site adianta ainda que os responsáveis da galeria não ficaram contentes com a situação, mas, até ao momento, não foi apresentada qualquer queixa.

Lucien Terras, encarregado das relações com museus da Galerie Perrotin explicou que o ato não diminui o valor da obra. “Ele não destruiu a obra de arte. A banana é a ideia”, disse em declarações ao jornal Miami Herald. A banana em exposição é regularmente substituída.

Além disso, a obra vem acompanhada de um certificado de autenticidade e é isso que os colecionadores compram. Ainda assim, a feira enviou, entretanto, um comunicado a dizer que a peça deixava de estar em exposição por razões de segurança, devido ao tumulto à sua volta.

Comedian é o primeiro trabalho de Maurizio Cattelan a figurar numa feira em mais de 15 anos. Nascido em Pádua, em 1960, o artista vive e trabalha em Nova Iorque, tendo alcançado notoriedade com A Nona Hora, uma estátua de cera do Papa João Paulo II atingido por um meteorito, exibida em 1999, na Kunsthalle Basel.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É sério mesmo? Uma banana com uma fita na parede? Aí você compra a obra por US$120 mil e ganha um “refil”: um cacho de bananas e um rolo de fita.

  2. Agora já percebi porque a banana era assim tão valiosa.
    Depois de tantas notícias e visualizações de vídeos pode até já ter ultrapassado esse valor em receitas de publicidade.

RESPONDER

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …