A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

Rhona Wise / EPA

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos Estados Unidos.

A banana madura, colada à parede com fita adesiva, fazia parte da peça Comediante da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan e tinha sido vendida, dias antes, por 120 mil dólares, cerca de 108.511 euros.

A peça de fruta estava em exposição desde sexta-feira na Art Basel, uma enorme feira de arte contemporânea que passa todos os anos por Miami. Este sábado, a banana foi comida pelo artista nova-iorquino David Datuna.

O momento foi registado pelo próprio artista e publicado no Instagram. “É uma performance. Chama-se Artista com fome“, diz Datuna num dos vídeos, enquanto mastiga a banana perante um grupo de visitantes. “Adoro o Maurizio Cattelan e gostei muito da instalação. Muito deliciosa.”

Vários visitantes da feira assistiram ao momento com alguma admiração. Segundo o Público, uma representante da galeria perguntou a Datuna: “are you kidding?”, ao que o artista respondeu rapidamente que se tratava de uma performance artística.

A responsável pediu para a seguir e, enquanto cumpria a ordem, o artista acenou aos visitantes e despediu-se dizendo “vejo-vos depois da prisão“.

https://www.instagram.com/p/B5yIFp2hyE-/?utm_source=ig_web_copy_link

De acordo com o TMZ, depois de ter ingerido a peça de fruta, David Datuna foi levado para uma sala onde foi interrogado pela polícia. O site adianta ainda que os responsáveis da galeria não ficaram contentes com a situação, mas, até ao momento, não foi apresentada qualquer queixa.

Lucien Terras, encarregado das relações com museus da Galerie Perrotin explicou que o ato não diminui o valor da obra. “Ele não destruiu a obra de arte. A banana é a ideia”, disse em declarações ao jornal Miami Herald. A banana em exposição é regularmente substituída.

Além disso, a obra vem acompanhada de um certificado de autenticidade e é isso que os colecionadores compram. Ainda assim, a feira enviou, entretanto, um comunicado a dizer que a peça deixava de estar em exposição por razões de segurança, devido ao tumulto à sua volta.

Comedian é o primeiro trabalho de Maurizio Cattelan a figurar numa feira em mais de 15 anos. Nascido em Pádua, em 1960, o artista vive e trabalha em Nova Iorque, tendo alcançado notoriedade com A Nona Hora, uma estátua de cera do Papa João Paulo II atingido por um meteorito, exibida em 1999, na Kunsthalle Basel.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É sério mesmo? Uma banana com uma fita na parede? Aí você compra a obra por US$120 mil e ganha um “refil”: um cacho de bananas e um rolo de fita.

  2. Agora já percebi porque a banana era assim tão valiosa.
    Depois de tantas notícias e visualizações de vídeos pode até já ter ultrapassado esse valor em receitas de publicidade.

RESPONDER

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …