Baleia Azul: Jovens recebem telefonemas de madrugada e ameaças à família

Há mais uma vítima do jogo Baleia Azul, em Portugal, numa altura em que a Polícia Judiciária está a investigar o que considera uma “rede” semelhante à dos pedófilos que se movimentam na Internet e que passa por telefonemas de madrugada e ameaças à família dos jovens.

Na terça-feira, uma adolescente de Matosinhos foi internada com cortes na mão, num braço e no peito, suspeitando-se que seja mais uma das vítimas do jogo Baleia Azul, que incita ao suicídio como desafio final.

A jovem de 15 anos está internada na pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto, segundo revela o Jornal de Notícias, notando que o seu caso chegou ao conhecimento da PSP através da mãe de uma amiga da vítima.

“Quando a fiz ver no que poderia estar envolvida, acabou agarrada a mim a chorar”, conta esta mulher, Fernanda Vieira, ao JN, revelando que a adolescente lhe contou que “andava a receber telefonemas do administrador do jogo e que recebia música e filmes de terror”.

O jornal refere ainda que a adolescente “receberia instruções” do alegado “curador” do jogo, “entre a meia-noite e as quatro horas” da manhã. Esse “curador” dizia ter 23 anos e tinha “sotaque brasileiro”, frisa o jornal.

O caso está a ser investigado pela unidade de crime informático da Polícia Judiciária (PJ) do Norte, conforme refere o Expresso, notando que a jovem só deverá ter alta depois de fazer exames forenses.

A investigação é liderada por “peritos em cibercrime” perante os “fortes indícios” de que esta menor seja mais uma das vítimas do Baleia Azul, em Portugal, refere o semanário.

“Indivíduos anormais” que agem como os pedófilos

A PJ está a tentar chegar aos “curadores” do jogo para concluir se são portugueses ou se os desafios lançados aos jovens chegam a partir do estrangeiro, nota o Diário de Notícias.

“O jogo Baleia Azul faz lembrar um processo de radicalização”, salienta ao DN o director da Unidade Nacional do Crime Informático (unc3t), Carlos Cabreiro.

“É manipulação pura. Faz lembrar os pedófilos na Internet que coleccionam imagens de crianças. São indivíduos anormais que pegam nesta informação, num conjunto de tarefas a que chamam desafios, com ameaças, que faz com que os alvos se sintam na obrigação de cumprir os ditos desafios”, acrescenta este responsável da PJ.

Carlos Cabreiro diz ainda que “pode haver aqui um mercado de adultos a tirar partido disto, de alguma forma”, e considera que a onda mediática em torno do jogo só favorece os que o impulsionam.

“Pretende-se que a divulgação seja massiva para haver adesão dos adolescentes e jovens adultos. Mas é preciso dizer e repetir isto aos pais e filhos: a ameaça que estes indivíduos fazem não é séria, não há concretização dessas ameaças – de que matam alguém da família se o alvo não cumprir as tarefas”, alerta ainda o responsável da unc3t.

Os “curadores” do jogo incorrem em crimes de incitamento ou ajuda ao suicídio para as quais as penas de prisão rondam os cinco anos (se a vítima for menor e tentar o suicídio) e os três anos (quando a vítima é adulta).

Aliciamento de jovens de 11 e 12 anos

Entretanto, o JN avança que foi encontrada a quinta vítima do jogo que será uma adolescente de Gondomar, também já em tratamento com vários cortes no corpo.

O Ministério Público tinha já anunciado a abertura de três inquéritos relacionados com o jogo nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro, envolvendo jovens com idades entre os 15 e os 18 anos.

Mas o DN apurou que o aliciamento começa já a jovens de 11 e 12 anos, conforme constata a psicóloga clínica Bárbara Ramos Dias, que refere os casos de dois pacientes com estas idades que “receberam uma mensagem pela rede social WhatsApp em português, com o primeiro desafio: tatuar uma baleia no braço”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se houvesse boa educação em casa, metade pelo menos destes casos, não teriam acontecido. Infelizmente isso e a personalidades fracas/baixa autoestima levam a parvoíces desta natureza.

    • Este homem é que disse tudo. A educação “caseira” não existe na maioria dos casos. A escola por seu lado forma e não educa. Logo, quem educa? A TV e a internet.

  2. Recebem telefonemas de madrugada, pela simples razão de terem facultado o seu contacto telefónico. Inteligentes estes jovens. Até tremo só de imaginar que estes jovens poderão no futuro ser médicos, juízes, gestores, etc etc etc…….

  3. Eu entnedo estes problemas pois tenho um filho com quase 40 anos que se tem privado do que e bom na vida por vicios identicos.
    Ja namorou, ja casou e hoje esta separado por causa dos jogos de computador: ele e programador de computadores mas nao consegue ganhar a vida com o que sabe fazer.
    (Escrito num teclado americano, por isso nao posso por acentuacao)

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …