Baleia Azul: Jovens recebem telefonemas de madrugada e ameaças à família

Há mais uma vítima do jogo Baleia Azul, em Portugal, numa altura em que a Polícia Judiciária está a investigar o que considera uma “rede” semelhante à dos pedófilos que se movimentam na Internet e que passa por telefonemas de madrugada e ameaças à família dos jovens.

Na terça-feira, uma adolescente de Matosinhos foi internada com cortes na mão, num braço e no peito, suspeitando-se que seja mais uma das vítimas do jogo Baleia Azul, que incita ao suicídio como desafio final.

A jovem de 15 anos está internada na pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto, segundo revela o Jornal de Notícias, notando que o seu caso chegou ao conhecimento da PSP através da mãe de uma amiga da vítima.

“Quando a fiz ver no que poderia estar envolvida, acabou agarrada a mim a chorar”, conta esta mulher, Fernanda Vieira, ao JN, revelando que a adolescente lhe contou que “andava a receber telefonemas do administrador do jogo e que recebia música e filmes de terror”.

O jornal refere ainda que a adolescente “receberia instruções” do alegado “curador” do jogo, “entre a meia-noite e as quatro horas” da manhã. Esse “curador” dizia ter 23 anos e tinha “sotaque brasileiro”, frisa o jornal.

O caso está a ser investigado pela unidade de crime informático da Polícia Judiciária (PJ) do Norte, conforme refere o Expresso, notando que a jovem só deverá ter alta depois de fazer exames forenses.

A investigação é liderada por “peritos em cibercrime” perante os “fortes indícios” de que esta menor seja mais uma das vítimas do Baleia Azul, em Portugal, refere o semanário.

“Indivíduos anormais” que agem como os pedófilos

A PJ está a tentar chegar aos “curadores” do jogo para concluir se são portugueses ou se os desafios lançados aos jovens chegam a partir do estrangeiro, nota o Diário de Notícias.

“O jogo Baleia Azul faz lembrar um processo de radicalização”, salienta ao DN o director da Unidade Nacional do Crime Informático (unc3t), Carlos Cabreiro.

“É manipulação pura. Faz lembrar os pedófilos na Internet que coleccionam imagens de crianças. São indivíduos anormais que pegam nesta informação, num conjunto de tarefas a que chamam desafios, com ameaças, que faz com que os alvos se sintam na obrigação de cumprir os ditos desafios”, acrescenta este responsável da PJ.

Carlos Cabreiro diz ainda que “pode haver aqui um mercado de adultos a tirar partido disto, de alguma forma”, e considera que a onda mediática em torno do jogo só favorece os que o impulsionam.

“Pretende-se que a divulgação seja massiva para haver adesão dos adolescentes e jovens adultos. Mas é preciso dizer e repetir isto aos pais e filhos: a ameaça que estes indivíduos fazem não é séria, não há concretização dessas ameaças – de que matam alguém da família se o alvo não cumprir as tarefas”, alerta ainda o responsável da unc3t.

Os “curadores” do jogo incorrem em crimes de incitamento ou ajuda ao suicídio para as quais as penas de prisão rondam os cinco anos (se a vítima for menor e tentar o suicídio) e os três anos (quando a vítima é adulta).

Aliciamento de jovens de 11 e 12 anos

Entretanto, o JN avança que foi encontrada a quinta vítima do jogo que será uma adolescente de Gondomar, também já em tratamento com vários cortes no corpo.

O Ministério Público tinha já anunciado a abertura de três inquéritos relacionados com o jogo nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro, envolvendo jovens com idades entre os 15 e os 18 anos.

Mas o DN apurou que o aliciamento começa já a jovens de 11 e 12 anos, conforme constata a psicóloga clínica Bárbara Ramos Dias, que refere os casos de dois pacientes com estas idades que “receberam uma mensagem pela rede social WhatsApp em português, com o primeiro desafio: tatuar uma baleia no braço”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se houvesse boa educação em casa, metade pelo menos destes casos, não teriam acontecido. Infelizmente isso e a personalidades fracas/baixa autoestima levam a parvoíces desta natureza.

    • Este homem é que disse tudo. A educação “caseira” não existe na maioria dos casos. A escola por seu lado forma e não educa. Logo, quem educa? A TV e a internet.

  2. Recebem telefonemas de madrugada, pela simples razão de terem facultado o seu contacto telefónico. Inteligentes estes jovens. Até tremo só de imaginar que estes jovens poderão no futuro ser médicos, juízes, gestores, etc etc etc…….

  3. Eu entnedo estes problemas pois tenho um filho com quase 40 anos que se tem privado do que e bom na vida por vicios identicos.
    Ja namorou, ja casou e hoje esta separado por causa dos jogos de computador: ele e programador de computadores mas nao consegue ganhar a vida com o que sabe fazer.
    (Escrito num teclado americano, por isso nao posso por acentuacao)

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …