Baleia Azul chegou à China (e em força)

A polícia chinesa ampliou a vigilância nas redes de comunicações mais frequentadas pelos jovens, após a chegada ao país da “Baleia Azul”, o “jogo” que induz ao suicídio.

O jornal local Xangai Daily publica esta quarta-feira um artigo na qual relata diversos casos que foram detectados nas últimas semanas, entre os quais o desmantelamento de um grupo na província oriental de Zhejiang depois da denúncia de uma mãe.

Se desenhar uma baleia azul no meu braço, isso deixará uma cicatriz?” perguntou um jovem à sua mãe, que entrou em contacto com as autoridades. “Posso continuar a ser um agente da polícia com essa cicatriz?”, queria ainda saber o mesmo jovem.

Após a denúncia da mãe, foi descoberto então que o grupo do qual o jovem fazia parte convidava os participantes a entrar no perigoso jogo, que consiste na realização de 50 desafios de diferentes graus de perigo em 50 dias, terminando com uma prova final que conduz ao suicídio do participante.

Neste grupo foram encontradas mensagens do seu fundador, na qual enumera as tarefas a concretizar pelos participantes – entre as quais cortar o braço com um canivete, furar-se com uma agulha repetidas vezes, não falar com ninguém durante um dia inteiro e aceitar a data da sua morte.

Na cidade de Ningbo foi descoberto outro grupo, fundado por uma menina de 12 anos, que publicou várias fotos das diversas suas auto-mutilações.

Zhu Wei, investigador da Universidade da China de Ciências Políticas e Direito que desempenha actualmente funções de consultor jurídico das autoridades, assegura que “estão a ser tomadas diversas medidas para evitar o sucesso do jogo entre os jovens”.

A polícia está a monitorizar qualquer referência do jogo em locais com transmissões ao vivo e nos fóruns de discussão. Quaisquer mensagens relacionadas com o jogo são eliminadas imediatamente.

Em Hangzhou, capital do distrito de Zhejiang, as autoridades educativas emitiram um aviso a todas as escolas primárias e secundárias a pedir que informem os pais sobre o jogo.

Recentemente, a gigante tecnológica Tencent, proprietário de algumas das redes sociais mais populares do país, informou que tinha encontrado pelo menos 12 grupos no seu serviço de mensagem QQ relacionados com o jogo – e alertou que o seu número estava a aumentar todos os dias.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …