Baleia Azul chegou à China (e em força)

A polícia chinesa ampliou a vigilância nas redes de comunicações mais frequentadas pelos jovens, após a chegada ao país da “Baleia Azul”, o “jogo” que induz ao suicídio.

O jornal local Xangai Daily publica esta quarta-feira um artigo na qual relata diversos casos que foram detectados nas últimas semanas, entre os quais o desmantelamento de um grupo na província oriental de Zhejiang depois da denúncia de uma mãe.

Se desenhar uma baleia azul no meu braço, isso deixará uma cicatriz?” perguntou um jovem à sua mãe, que entrou em contacto com as autoridades. “Posso continuar a ser um agente da polícia com essa cicatriz?”, queria ainda saber o mesmo jovem.

Após a denúncia da mãe, foi descoberto então que o grupo do qual o jovem fazia parte convidava os participantes a entrar no perigoso jogo, que consiste na realização de 50 desafios de diferentes graus de perigo em 50 dias, terminando com uma prova final que conduz ao suicídio do participante.

Neste grupo foram encontradas mensagens do seu fundador, na qual enumera as tarefas a concretizar pelos participantes – entre as quais cortar o braço com um canivete, furar-se com uma agulha repetidas vezes, não falar com ninguém durante um dia inteiro e aceitar a data da sua morte.

Na cidade de Ningbo foi descoberto outro grupo, fundado por uma menina de 12 anos, que publicou várias fotos das diversas suas auto-mutilações.

Zhu Wei, investigador da Universidade da China de Ciências Políticas e Direito que desempenha actualmente funções de consultor jurídico das autoridades, assegura que “estão a ser tomadas diversas medidas para evitar o sucesso do jogo entre os jovens”.

A polícia está a monitorizar qualquer referência do jogo em locais com transmissões ao vivo e nos fóruns de discussão. Quaisquer mensagens relacionadas com o jogo são eliminadas imediatamente.

Em Hangzhou, capital do distrito de Zhejiang, as autoridades educativas emitiram um aviso a todas as escolas primárias e secundárias a pedir que informem os pais sobre o jogo.

Recentemente, a gigante tecnológica Tencent, proprietário de algumas das redes sociais mais populares do país, informou que tinha encontrado pelo menos 12 grupos no seu serviço de mensagem QQ relacionados com o jogo – e alertou que o seu número estava a aumentar todos os dias.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Theresa May vence moção de censura

A primeira-ministra britânica venceu a votação por 200 votos contra 117 e continua na liderança do Partido Conservador e do governo. A moção foi apresentada por membros do seu próprio partido, insatisfeitos com o acordo …

Benfica vs AEK | Grimaldo de luxo no adeus à Champions

O Benfica fechou a sua participação no Grupo E da Liga dos Campeões com uma vitória, a segunda da temporada no adeus à prova, e frente ao mesmo adversário com que alcançara o primeiro triunfo, …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …