Baleia Azul chegou à China (e em força)

A polícia chinesa ampliou a vigilância nas redes de comunicações mais frequentadas pelos jovens, após a chegada ao país da “Baleia Azul”, o “jogo” que induz ao suicídio.

O jornal local Xangai Daily publica esta quarta-feira um artigo na qual relata diversos casos que foram detectados nas últimas semanas, entre os quais o desmantelamento de um grupo na província oriental de Zhejiang depois da denúncia de uma mãe.

Se desenhar uma baleia azul no meu braço, isso deixará uma cicatriz?” perguntou um jovem à sua mãe, que entrou em contacto com as autoridades. “Posso continuar a ser um agente da polícia com essa cicatriz?”, queria ainda saber o mesmo jovem.

Após a denúncia da mãe, foi descoberto então que o grupo do qual o jovem fazia parte convidava os participantes a entrar no perigoso jogo, que consiste na realização de 50 desafios de diferentes graus de perigo em 50 dias, terminando com uma prova final que conduz ao suicídio do participante.

Neste grupo foram encontradas mensagens do seu fundador, na qual enumera as tarefas a concretizar pelos participantes – entre as quais cortar o braço com um canivete, furar-se com uma agulha repetidas vezes, não falar com ninguém durante um dia inteiro e aceitar a data da sua morte.

Na cidade de Ningbo foi descoberto outro grupo, fundado por uma menina de 12 anos, que publicou várias fotos das diversas suas auto-mutilações.

Zhu Wei, investigador da Universidade da China de Ciências Políticas e Direito que desempenha actualmente funções de consultor jurídico das autoridades, assegura que “estão a ser tomadas diversas medidas para evitar o sucesso do jogo entre os jovens”.

A polícia está a monitorizar qualquer referência do jogo em locais com transmissões ao vivo e nos fóruns de discussão. Quaisquer mensagens relacionadas com o jogo são eliminadas imediatamente.

Em Hangzhou, capital do distrito de Zhejiang, as autoridades educativas emitiram um aviso a todas as escolas primárias e secundárias a pedir que informem os pais sobre o jogo.

Recentemente, a gigante tecnológica Tencent, proprietário de algumas das redes sociais mais populares do país, informou que tinha encontrado pelo menos 12 grupos no seu serviço de mensagem QQ relacionados com o jogo – e alertou que o seu número estava a aumentar todos os dias.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …