Balão gástrico que pode ser engolido leva a emagrecimento substancial

Uma pesquisa desenvolvida por investigadores italianos mostra que um novo tipo de balão gástrico, que pode ser engolido, leva a uma perda de peso efetiva, segura e eficaz.

Esta investigação, conduzida por Roberta Ienca, da Universidade La Sapienza, de Roma (Itália), é um dos projetos apresentados durante o 24º. Congresso Europeu sobre a Obesidade (ECO), organizado pela Associação Europeia para o Estudo da Obesidade, a decorrer entre quarta-feira e sábado, na Alfândega do Porto.

De acordo com um comunicado da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade, os balões intragástricos (IGBs), “têm sido usados como dispositivos de perda de peso há décadas”.

“O seu mecanismo de ação é multifatorial, o que facilita a adesão a uma dieta de baixas calorias, induzindo à sensação de saciedade”, acrescenta a nota informativa da associação europeia segundo a qual, os procedimentos para introdução do balão, até à data, exigiam recurso a endoscopia e a anestesia, resultando numa taxa de adoção “baixa” e num “alto custo”, acrescenta a nota informativa.

No novo estudo liderado por Roberta Ienca, da Universidade Sapienza, em Roma, os autores avaliaram a eficácia e a segurança de um novo tipo de balão gástrico – balão de Elipse – que não necessita de endoscopia ou anestesia e é otimizado para reduzir o risco e o desconforto.

Para obtenção dos resultados, 42 pacientes obesos – 29 homens e 13 mulheres – engoliram balões gástricos vazios e, depois, os médicos preencheram os dispositivos com água.

Os pacientes foram também submetidos a uma dieta cetogénica (rica em lípidos, com baixo teor de hidratos de carbono e quantidades moderadas de proteínas), designada por VLCKD, ingerindo cerca de 700 quilocalorias por dia no último mês de terapia, de forma a aumentar a perda de peso e a maximizar os resultados e a satisfação do doente.

De acordo com o comunicado, o balão permaneceu no estômago dos pacientes durante 16 semanas, período após o qual se abre espontaneamente, esvaziando-se e sendo excretado do organismo. Assim que o balão é excretado, os pacientes passam para uma dieta mediterrânica, com o intuito de manterem o peso.

Os resultados mostram que a perda média de peso foi de 15,2 quilos (31%) e a redução média de IMC foi de 4,9 quilos por metro quadrado.

“Não foram registados efeitos adversos graves” durante o tratamento, acrescenta a associação, indicando ainda que as náuseas, os vómitos e a dor abdominal sentidas pelos pacientes em determinados momentos foram resolvidos com medicação.

As conclusões indicam ainda que foram observadas reduções significativas na diabetes, na hipertensão arterial, no colesterol elevado e na síndrome metabólica.

De acordo com Roberta Ienca, referida no comunicado, o balão Elipse parece ser um método seguro e eficaz de perda de peso, auxiliado pela introdução de uma dieta como a VLCKD.

Por não ser necessário recorrer a endoscopia, cirurgia ou anestesia para a sua introdução, o balão Elipse torna-se “adequado para um maior número de pacientes obesos que não respondem a dietas, tratamentos ou a estilos de vida saudáveis”.

Este método pode ser utilizado por uma variedade de médicos, que atualmente “não têm acesso ou não são qualificados para proceder a endoscopia ou manuseamento de dispositivos cirúrgicos” para perda de peso, acrescentou a especialista.

Para além disso, a ausência de endoscopia e de anestesia para colocação e remoção do balão pode levar a uma “significativa redução de custos”, concluiu Roberta Ienca.

ZAP // Lusa

6 COMENTÁRIOS

  1. Fizessem só a VLCKD e o resultado era similar.
    O estudo devia ter sido feito com e sem VLCKD, como é que me vão garantir que sem colocar o balão, fazendo VLCKD o resultado não era semelhante.
    Enfim.. os estudos da treta do costume

  2. Gostaria de saber onde comprar este balão e quem pode acompanhar a dieta eo enchimento do balão. Enfim maiores esclarecimentos sobre o caso. tenho MUITO iNTERESSE.

RESPONDER

-

Primeiro transplante de medula óssea em Portugal foi há 30 anos

O primeiro transplante de medula óssea foi feito há 30 anos no IPO de Lisboa a uma criança de seis anos e foi “um sucesso”. Cientificamente, a evolução nunca parou neste instituto, faltando agora capacidade …

-

Escola vai usar reconhecimento facial para apanhar alunos desatentos

A Escola Superior de Gestão de Paris vai adoptar um software chamado Nestor, que usa reconhecimento facial para detetar quando os alunos não estão a prestar atenção e inteligência artificial para melhorar as aulas. Numa primeira fase, …

Impressão de artista de um quasar e de uma galáxia vizinha em fusão

Astrónomos detetam galáxias de crescimento rápido que podem resolver puzzle cósmico

Astrónomos descobriram um novo tipo de galáxia no início do Universo, menos de mil milhões de anos após o Big Bang, que estão a formar estrelas a um ritmo cem vezes superior ao da nossa …

-

Médico holandês usou o próprio esperma para inseminar dezenas de mulheres

Jan Karbaat, um médico que morreu em abril, com 89 anos, inseminou em segredo durante décadas dezenas de mulheres que passaram pela sua clínica de fertilidade na Holanda. Em vez de usar o esperma de doadores …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografias do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens de câmaras de vigilância nas quais aparece o alegado autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registadas algumas horas …

-

Juízes não vão discutir revisão "incompleta" dos Estatutos apresentada pelo Governo

O Conselho Geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) deliberou hoje "não discutir" o projeto relativo à revisão de Estatuto dos Magistrados Judiciais enviado pelo Ministério da Justiça, em virtude de aquele documento de …

-

Estado Islâmico reivindica ataque contra coptas no Egipto

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou este sábado o ataque registado na sexta-feira contra um autocarro que transportava cristãos coptas e que matou 29 pessoas, incluindo crianças. A Amaq, a agência de propaganda do EI, divulgou …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Pyongyang acusa Seul de violar o seu espaço aéreo

A Coreia do Norte acusou este sábado a Coreia do Sul de violar o seu espaço aéreo com um aparelho não tripulado, um incidente que qualificou como uma "grave provocação militar", segundo a agência de notícias …

O primeiro-ministro, António Costa

Primeiro-ministro defende ser necessário preparar já o quadro comunitário pós-2020

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu este sábado que tem de começar já a ser preparado o quadro comunitário pós-2020, considerando que esse poderá ser uma oportunidade para intervenções rodoviárias que ficaram por fazer. “O pós-2020 é …

Airlander 10, o "Rabo Voador"

A maior aeronave do mundo faz terceiro voo bem sucedido

O Airlander 10, a maior aeronave do mundo, conseguiu completar o seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de “rabo voador”, o híbrido de avião e dirigível ficou no ar durante cerca de 180 minutos nesta …