Bairro de Loures transforma-se em galeria de arte ao ar livre

A Quinta do Mocho, em Loures, transformou-se numa galeria de arte ao ar livre que atrai cada vez mais visitantes ao bairro, muitas vezes “rotulado” como um dos mais problemáticos do país.

Em outubro do ano passado, nasceu neste bairro da freguesia de Sacavém o Festival “O Bairro i O Mundo“, desenvolvido pela Câmara com o apoio do Conselho da Europa e de várias associações locais, com o objetivo de promover a inclusão social através da arte.

A pintura de fachadas é uma das componentes mais visíveis da iniciativa, que tem ali levado nos últimos meses dezenas de ‘graffiters’ nacionais e internacionais, para ali dar azo à sua criatividade.

O cantor jamaicano Bob Marley, crianças africanas, um mocho, uma girafa com um pijama de Minnie, a personagem da Disney, e uma cegonha gigante são algumas das representações que têm enchido de orgulho os moradores do Mocho e despertado a curiosidade de muitos visitantes, que outrora evitavam passar dentro do bairro.

“São muitos os carros que agora passam aqui e param para tirar fotografias. Antigamente nem sequer passavam aqui”, conta à Lusa Fernando Mendinho, proprietário de uma churrasqueira.

Enquanto observa o trabalho de um dos artistas, o morador, de 55 anos, queixa-se da “má fama” do bairro e assegura que a vida na Quinta do Mocho é pacífica: “Há pessoas aqui que são trabalhadoras e muito amáveis”, aponta.

Kedy Santos, morador e presidente da Associação Estrelas do Bairro, também sentiu uma “mudança para melhor” na forma como as pessoas olham para a Quinta do Mocho, referindo que o ambiente melhorou bastante: “O bairro agora está mais acolhedor, mais afável. As pessoas que passam já sentem mais. Isto é uma galeria de arte urbana que envolve as pessoas”.

Também na dinâmica da zona houve mudanças, nomeadamente no comportamento dos mais jovens.

“Explicamos aos jovens que se amam o bairro têm de ser os primeiros a cuidar dele. Hoje já sabem tomar certos procedimentos que outrora não sabiam. Sabem pedir autorização à PSP para fazer uma festa ou ir à câmara pedir materiais ou apoio para alguma iniciativa que queiram realizar”, conta.

Uns metros à frente, Miguel Brum, um dos ‘graffiters’ convidado, avaba de “dar uma nova vida” a um prédio. A imagem escolhida foi uma flor, para “representar o ciclo da vida”.

“Aqui temos liberdade criativa. Vimos cá dar de nós ao bairro e fazer aquilo que nos vai na mente”, afirma, enquanto observa, orgulhoso, o seu contributo.

Mas a pintura de fachadas é apenas uma das componentes deste projeto que pretende “levar a cabo uma intervenção mais profunda” e “apagar de vez a imagem negativa do bairro, segundo a vereadora da Coesão Social, Eugénia Coelho.

“Isto é apenas o pontapé de saída para a intervenção que queremos e estamos a fazer, com os moradores, neste bairro, nomeadamente na recuperação do edificado, na participação efetiva da população e procura de soluções para a sua vida”, aponta a autarca.

O Bairro i o Mundo já extravasou fronteiras e é um dos cinco finalistas do “Diversity Advantage Challenge”, um concurso europeu que visa premiar as melhores práticas no âmbito da diversidade cultural.

O vencedor será anunciado no dia 24 de março, em França, e concorrem também projetos da Alemanha, Bósnia-Herzegovina, Espanha e França.

Num passado não muito distante, a Quinta do Mocho era considerado um dos mais inseguros e problemáticos do país. Em 2008, a Câmara de Loures assinou com o Governo um Contrato Local de Segurança que visava criar estratégias de prevenção da criminalidade.

Quase sete anos depois, os moradores pedem uma nova oportunidade e que comecem a olhar para o bairro com outros olhos: “As pessoas pensam que a Quinta do Mocho é só monstros, mas estão muito enganados. Também há trabalhadores, estudantes e pessoas boas. Espero que este festival sirva para despertar muitas mentes que ainda estão ‘off line'”, afirma, com ar esperançado, o morador Ludy Crazy.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …