Badeshi: a língua extinta que só é falada por três pessoas

Badeshi é uma língua da família indo-iraniana, falada no Paquistão, que hoje é considerada extinta por não haver falantes há, pelo menos, três gerações.

A BBC rumou até ao Paquistão e encontrou no vale de Bishigram três pessoas que ainda falam Badeshi. A reportagem, publicada esta segunda-feira, inclui um vídeo no qual os indivíduos mostram algumas palavras desta língua agora extinta, mas que chegou a ser falada naquele vale, no norte do país.

Rahim Gul, um dos três homens encontrados pela BBC que ainda falam a língua, disse que “há uma geração, Badeshi era falado na vila inteira”, sendo o dialeto mais falado naquela região do Paquistão.

O motivo pelo qual a língua foi extinta relaciona-se com a chegada de mulheres de outras localidades, que falavam Torvali. A língua acabou por se perder, já que os filhos aprendiam quase sempre a língua da mãe.

A falta de pessoas fluentes em Badeshi causa um problema à continuidade da língua. Sem pessoas com quem falar, os três indivíduos admitem que já se esqueceram de muita coisa.

Torvali é a língua dominante na região, apesar de também estar ameaçada pelo pastum. A língua só tem cerca de 60 mil falantes.

De acordo com o Atlas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), das cerca de 6000 línguas existentes no mundo, mais de 2500 estão ameaçadas.

Durante as três últimas gerações, extinguiram-se mais de 200 línguas, havendo 62 com apenas três falantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha. Turista detido por comer marisco no valor de 400 euros sem ter dinheiro para pagar

Na passada quarta-feira, um turista italiano, de visita a Formentera, em Espanha, entrou na marisqueira Es Molí de Sal e pediu uma grande quantidade de comida. Consumiu 400 euros em marisco, mas não tinha dinheiro …

Aulas de condução aos 17, menos tempo e mais baratas. Mudanças em França são bem vistas em Portugal

Em França, há novas regras que entram em vigor a partir desta segunda-feira para quem quer tirar a carta de condução em França. As mudanças são bem vistas em Portugal. De acordo com a entrevista de …

Bruno Fernandes não esconde que gostava de jogar em Inglaterra (mas não é ele que manda)

Bruno Fernandes continua sem esconder que gostaria de jogar em Inglaterra, mas quem decide o seu valor e quando sai é o Sporting. Antes da partida para os Estados Unidos, onde o clube leonino irá defrontar …

Greve dos Motoristas. Patrões vão exigir 70% de serviços mínimos

A Antram e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vão reunir-se esta quarta-feira para definir os serviços mínimos na greve de 12 de agosto. O Expresso avança esta terça-feira que a Antram - Associação …

Cabul exige esclarecimentos depois de Trump afirmar ter planos que podem "varrer o Afeganistão da face da terra"

Depois que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter dito que tem planos militares que poderiam acabar com o Afeganistão e matar milhões de pessoas, Cabul reagiu com indignação e exigiu esclarecimentos. Após os …

Aos 16 anos, jovem prodígio rejeita oferta do Barcelona e parte para o PSG

Xavi Simons, jogador dos iniciados do Barcelona, anunciou esta terça-feira nas redes sociais que vai deixar a equipa. De acordo com o Mundo Desportivo, o futuro do jogador é o Paris Saint-Germain. Xavi Simons, jogador dos …

ISCEM não é o único. Há mais 5 politécnicos privados que vão ter de fechar portas

Além da Escola Superior de Comunicação Empresarial, há mais cinco instituições privadas que vão fechar no próximo ano letivo por não terem o aval da Agência de Acreditação do Ensino Superior. Além do encerramento do ISCEM, …

EUA. Depois de 20 anos preso, ADN prova inocência de homem condenado por homicídio e violação

Depois de ter estado 20 anos preso pela violação e assassínio de Angie Dodge, Christopher Tapp foi considerado inocente de todas as acusações. As novas técnicas de análise de ADN e os novos conhecimentos de …

Controlinveste de Joaquim Oliveira falida e com dívida de 750 milhões de euros

A Controlinveste, do empresário Joaquim Oliveira, está falida, somando dívidas de 750 milhões de euros para 153 mil euros em ativos, avança o Jornal Económico.  De acordo com o diário de economia, que cita o relatório …

Governo britânico quer missão de proteção marítima europeia para Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já. O governo britânico quer organizar uma missão de proteção marítima …