Bactéria que causa intoxicação alimentar encontrada em 70% dos frangos no Reino Unido

eatstayfarm / Flickr

-

Cerca do 70% dos frangos frescos à venda no Reino Unidos estão contaminados com a bactéria ‘campylobacter’, que provoca intoxicações alimentares, anunciou a agência de segurança alimentar britânica (FSA).

Um estudo publicado pela FSA apresentou pela primeira vez números discriminados por cadeias de supermercados e revela que a bactéria foi encontrada em 78% dos frangos frescos refrigerados à venda na cadeia de supermercados ‘Asda’, em 73% na ‘Co-operative’, 69% nas cadeias ‘Morrisons’, ‘Sainsbury’s’ e ‘Waitrose’, 67% na ‘Marks&Spencer’ e em 64% dos frangos á venda nos supermercados Tesco, uma das maiores cadeias do Reino Unido.

O estudo refere que números para as cadeias ‘Aldi’ e ‘Lidl’ não estão disponíveis.

A análise da FSA, cuja finalidade foi estabelecer a magnitude do problema, teve início em fevereiro e revelou ainda que 18 por cento das aves inteiras refrigeradas que foram analisadas apresentaram um nível contaminação superior aos níveis aceitáveis.

“Estes resultados mostram que a indústria de alimentos, especialmente as grandes superfícies, precisam de fazer mais para reduzir a quantidade de ‘campylobacter’ em frangos frescos”, disse o diretor da FSA, Steve Wearne.

De acordo com o estudo, nenhum dos principais supermercados analisados cumpriu com as diretivas de redução dos níveis de contaminação.

A ‘campylobacter’, que em casos raros pode provocar a morte, é em grande parte destruída no processo de cozedura da carne, mas, segundo a FSA, ainda provoca uma média anual de 280.000 casos de intoxicação alimentar no Reino Unido.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …