Bacelar Gouveia investigado por suspeita de corrupção. Doutoramentos em troca de “diamantes”

O constitucionalista Bacelar Gouveia estará a ser investigado por corrupção. Segundo a revista Sábado, é suspeito de facilitar a atribuição de doutoramentos a alunos PALOP a troco de contrapartidas. Contrapartidas estas que, de acordo com a TVI, seriam diamantes. O advogado diz nunca ter sido ouvido pelo MP.

O professor universitário Bacelar Gouveia está a ser investigado por suspeitas de ajudar a facilitar a atribuição de doutoramentos a alunos de alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa a troco benefícios materiais.

De acordo com a revista Sábado, as suspeitas sobre o constitucionalista remontam ao processo “Tutti-Frutti”, quando a Polícia Judiciária intercetou conversas telefónicas entre Bacelar Gouveia e o antigo deputado do PSD Sérgio Azevedo, seu aluno na Universidade Nova e a preparar um doutoramento.

A TVI acrescentou que entre as supostas contrapartidas ao professor universitário, estarão “diamantes”. A investigação do Ministério Público terá tido início em escutas telefónicas efetuadas a Sérgio Azevedo. Contudo, à revista, Bacelar Gouveia garantiu nunca ter sido ouvido pelo Ministério Público sobre estes factos.

O anúncio da investigação, que não foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República, surge numa altura em que Bacelar Gouveia é candidato a juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, enquanto jurista de mérito.

O processo Tutti-Frutti remonta a 2017. Carlos Eduardo Reis, antigo conselheiro nacional do PSD, é o principal suspeito. No centro da operação estão adjudicações superiores a um milhão de euros de juntas de freguesia de Lisboa a militantes do PSD e PS.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se isto é verdadeiro, então ele possui currículo suficiente para ombrear com o conjunto do ELENCO dos que dirigem cá o Burgo…

  2. Sabem porque se vende tabaco e o vinho? Porque existe consumidores.
    Sabem porque se vendem armas? Porque existe indivíduos que não tem ponta de respeito pela vida e pelos outros.
    Sabem porque se trafica droga? Porque existe consumidores.
    Sabem porque existe corrupção? Porque infelizmente a maioria das pessoas vota na pseudo demo + cracia, onde vale tudo………

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …