Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a “correção matemática” de um poema

Wikimedia

Charles Babbage

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin.

Charles Babbage é conhecido como o pai da computação. O matemático, engenheiro e inventor projetou a Máquina Diferencial, um dispositivo digital capaz de armazenar e realizar equações matemáticas complexas.

Na década de 1830, Babbage desenvolveu os primeiros planos para a criação da Máquina Analítica, o verdadeiro precursor do computador moderno. O dispositivo, que foi parcialmente construído naquela época, seria totalmente programável – uma inovação que, em muitos aspetos, estava à frente dos computadores construídos até à década de 1960.



Como muitos génios brilhantes, Babbage considerava o seu julgamento superior ao de outros especialistas-

De acordo com o IFL Science, em 1842, o poeta Alfred Tennyson escreveu o poema The Vision Of Sin (“Visão do Pecado”), que continha os seguintes versos:

A cada momento morre um homem,

A cada momento nasce um

Babbage decidiu contactá-lo, por entender que os versos precisavam de uma verificação rápida dos factos. Numa carta endereçada ao poeta, escreveu que, se a informação fosse verdadeira, “a população mundial estaria estagnada”.

“Na verdade, a taxa de natalidade é ligeiramente superior à mortalidade”, informou.

“Eu sugeriria que, na próxima edição do seu poema, escrevesse: A cada momento morre um homem, A cada momento nascem 1 1/16. A figura real é tão longa que não consigo colocá-la numa só linha, mas acredito que a figura 1 1/16 será suficientemente precisa para a poesia”, aconselhou Charles Babbage.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moradores desalojados saíram de reunião com a Câmara de Loures com “uma mão cheia de nada"

Moradores desalojados de Loures dizem não ter recebido nenhuma solução de realojamento por parte da Câmara, que nega que as casas estivessem ocupadas na altura em que os técnicos fizeram um levantamento para a sua …

Marta Temido aponta para continuação das restrições em Lisboa

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor. “Os números neste …

Primeiro julgamento ao abrigo da lei de segurança nacional em Hong Kong

Um homem acusado de conduzir uma motocicleta contra polícias de Hong Kong, enquanto transportava uma bandeira de protesto, tornou-se esta quarta-feira na primeira pessoa a ser julgada ao abrigo da lei de segurança nacional, aprovada …

Lei húngara que discrimina população LGBT+ "é uma vergonha", diz Ursula von der Leyen

O projeto de lei aprovado pela Hungria, que proíbe a divulgação a menores de 18 anos de conteúdos que incluam a "representação e promoção de uma identidade de género diferente do sexo à nascença, da …

Técnicos de Emergência queixam-se de atraso no pagamento de subsídio de risco

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou esta quarta-feira a falta de pagamento, pelo INEM, do subsídio de risco covid-19 referente a abril, que deveria ter sido pago com o salário processado …

Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou esta terça-feira a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Críticas de Merkel sobre entradas em Portugal são "difíceis de entender", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera "difíceis de entender" as críticas da chanceler alemã Angela Merkel sobre a entrada de ingleses em Portugal. Na terça-feira, Merkel criticou a falta de regras na União …

Governo britânico descarta referendo à independência da Escócia antes de 2024

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não vai autorizar um novo referendo à independência da Escócia antes das próximas eleições gerais, previstas para 2024, afirmou esta quarta-feira o ministro de Estado britânico, Michael Gove. Em entrevista ao …

PSD quer revogar regime de libertação de reclusos após fim da vacinação nas prisões

O PSD entregou esta quarta-feira um projeto-lei que pretende revogar, a partir de 1 de julho, o regime excecional de libertação de presos, associado a uma resolução para que todos os reclusos sejam vacinados até …