Telhas com 2200 anos descobertas em Jerusalém dão pistas sobre a história do Hanukkah

Autoridade de Antiguidades de Israel

As telhas indicam a presença grega selêucida na região há 2200 anos, o que coincide com a narrativa do Hanukkah.

Os arqueólogos fizeram uma descoberta significativa no Parque Nacional da Cidade de David, localizado fora das muralhas da Cidade Velha de Jerusalém, que pode ter uma ligação direta com a história do Hanukkah.

Segundo uma publicação do Facebook da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), foram encontrados fragmentos de telhas cerâmicas antigas que datam do século II a.C., durante o período helenístico.

Esses 16 fragmentos de telha são as mais antigas telhas de telhado encontradas em Israel e teriam sido trazidas para lá durante o reinado do rei helenístico grego descrito na história de Hanukkah.

De acordo com a narrativa tradicional, Antíoco IV Epifânio invadiu Jerusalém, profanou o templo e impediu os judeus de praticarem a sua religião, o que levou à Revolta dos Macabeus. Esse evento é comemorado durante a festividade judaica de Hanukkah, revela o Live Science.

A descoberta confirma a presença de gregos selêucidas na cidade durante este período. “Até agora, tínhamos poucas evidências materiais da presença dos gregos selêucidas em Jerusalém”, escreveu Filip Vukosavović, arqueólogo e investigador da IAA que participou na escavação.

“As novas telhas de telhado descobertas na Cidade de David fornecem vestígios tangíveis da presença grega selêucida na região, conectando-nos com a história do Hanukkah. É muito emocionante encontrar o governante selêucida Antíoco IV ‘cara a cara’ quase 2.200 anos após os eventos do Hanukkah”, acrescenta

Como parte da invasão, o rei grego construiu uma fortaleza usando as telhas cerâmicas, que seriam consideradas materiais de construção estrangeiros na época, devido à sua fragilidade e suscetibilidade aos elementos.

“As telhas eram muito raras na nossa região durante este período e eram alienígenas às tradições locais de construção, indicando que a técnica de usar telhas para cobrir partes de uma torre ou uma estrutura dentro daquela famosa fortaleza foi trazida de áreas controladas pelos gregos por governantes estrangeiros“, explicaram na publicação.

Esta descoberta não apenas oferece uma nova perspetiva sobre a arquitetura e as influências culturais da época, mas também proporciona um vínculo tangível com um dos períodos mais significativos da história judaica.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.