/

Aviso laranja: neve na Madeira e mar agitado no continente

Christoph Michels / Wikimedia

-

Sete distritos do continente continuam este sábado sob aviso laranja e oito em aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O aviso laranja, que implica situação meteorológica de risco moderado a elevado, está em vigor desde as 3h de sexta-feira até às 12h de domingo, por causa da previsão de ondas de sudoeste, com 5 a 7 metros passando gradualmente a ondas de noroeste.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, também por causa da agitação marítima, vento, chuva e queda de neve nas zonas mais altas.

Neve nos picos da Madeira

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.

Além do aviso laranja, os picos altos da ilha da Madeira amanheceram hoje cobertos de neve, “uma situação que não acontecia desde março de 2011”, disse à agência Lusa o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

“Os nossos equipamentos no Pico do Areeiro, situados nos 1.800 e 1.500 metros registaram queda de neve durante a noite”, afirmou Vitor Prior.

Segundo o responsável do Observatório Meteorológico, “o que caiu é neve e a última vez que houve uma queda significativa na Madeira foi em março de 2011, a partir dos 700-800 metros de altitude”.

A queda de neve é uma situação rara na Madeira, pelo que, como aconteceu em ocasiões anteriores, muitas pessoas deverão deslocar-se este fim de semana aos pontos altos da ilha, tendo o Serviço Regional de Proteção Civil emitido uma lista de recomendações para colmatar o previsto congestionamento de trânsito.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.