Avião de três pares de asas pode reduzir consumo de combustível em 70%

Um novo design de avião comercial, capaz de reduzir as emissões de carbono, está a fazer furor na industria da aviação.

O novo conceito foi revelado recentemente pela SE Aeronautics. O SE200 diferencia-se por ter três pares de asas, que são muito finas porque não contêm tanques de combustível, como nos aviões tradicionais.

O Interesting Engineering explica que o combustível é armazenado num tanque flexível no próprio corpo cilíndrico do avião, o que permitiu melhorar toda a aerodinâmica da aeronave.

A sustentação extra garante não apenas um consumo inferior de combustível, como também a possibilidade de o avião aterrar em aeroportos mais pequenos, uma vez que  consegue pousar e descolar mais rapidamente. O estabilizador vertical duplo e os dois motores traseiros são também dois pormenores muito badalados do avião.

O protótipo pode transportar 264 passageiros e consome 70% menos combustível do que outros aviões do mesmo tamanho. Com 42,6 metros de comprimento, a aeronave tem uma autonomia de 16.900 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de 1.111 km/h.

Segundo a empresa, o avião tem um corpo monolítico, construído por um único tubo integral, ao contrário dos aviões atuais, que são montados com várias secções tubulares soldadas.

Em vez de alumínio aeronáutico, a ideia é construir todo o tubo principal de material compósito, que é mais leve. Os materiais tornam esta aeronave uma das mais eficientes já construídas, com uma vida útil de 50 anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. NdE: A expressão inicialmente usada para descrever a aeronave, “três asas”, foi substituída pela expressão “três pares de asas”.

RESPONDER

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …