Avião que se despenhou no Mali transportava soldados do grupo Wagner

5

{Matt} $XRPatriot/Twitter

Imagem partilhada nas redes sociais do avião despenhado onde seguiam membros do grupo Wagner

O acidente está ainda envolto em grande secretismo. Maioria dos feridos pertence ao grupo Wagner e foi transportada para “destino desconhecido”.

O avião que se despenhou no sábado durante uma aterragem em Gao, no norte do Mali, pertence ao exército maliano e transportava soldados do grupo paramilitar russo Wagner, disseram este domingo fontes militares e dos bombeiros locais.

O acidente está envolto em grande secretismo e não foram divulgados números oficiais nem de vítimas mortais ou de eventuais sobreviventes, sabendo-se, porém, que alguns dos passageiros ficaram feridos.

No entanto, o balanço humano e material é elevado, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) uma fonte aeroportuária e outra diplomática, sem dar mais pormenores sobre o número de vítimas, garantindo, todavia, que a grande maioria dos sobreviventes pertence ao grupo paramilitar de mercenário Wagner.

“O avião que se despenhou pertence ao exército maliano e posso confirmar que a aeronave estava numa missão em Gao com parceiros”, disse à AFP um responsável militar maliano.

“Hoje, os investigadores regressaram ao terreno. No sábado à noite, os feridos brancos foram transportados por outro avião para um destino desconhecido“, assegurou uma fonte aeroportuária, embora outros tenham sido assistidos medicamente em Gao.

“Quando os sobreviventes chegaram ontem [sábado] a Gao, eram quase exclusivamente soldados russos da Wagner”, assumiu uma fonte próxima do corpo de bombeiros, que solicitou anonimato.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas um porta-voz do exército alemão, ainda presente em Gao no âmbito da missão das Nações Unidas no Mali (Minusma), afirmou que o avião deve ter ultrapassado a pista, de acordo com as informações de que dispunha ao início da tarde de sábado.

O avião despenhado é, adiantou, um “modelo IL-76 de fabrico russo“.

O aeroporto militar de Gao é utilizado pelo exército maliano, pelos seus parceiros russos e pela Minusma.

A junta no poder no Mali afastou a força anti-jihadista francesa em 2022 e a força da ONU em 2023, para se virar militar e politicamente para a Rússia. Afirma ter recorrido aos serviços de “instrutores” no âmbito da cooperação bilateral com a Rússia e nega a presença do Wagner, embora a existência de mercenários do grupo de segurança russo seja geralmente aceite por outros atores que trabalham no Mali.

O acidente ocorreu num contexto de tensões crescentes entre os diferentes atores armados da região e o exército maliano.

Desde agosto, as regiões de Timbuktu e Gao têm sido palco de uma série de ataques contra posições do exército e civis.

O exército e os grupos armados lutam pelo controlo do território, numa altura em que a Minusma se retira.

Recorde-se que líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi dado como morto após sofrer um acidente com um avião privado a 23 de agosto, levantando imediatamente suspeitas de um assassinato orquestrado pelo poder russo. A sua morte foi confirmada mais tarde  por exames genéticos.

Em Washington, Paris, Berlim ou Kiev, altos funcionários deram a entender que as suas suspeitas recaíam diretamente sobre o Kremlin.

Por seu lado, o Kremlin negou ter ordenado o assassinato de Prigozhin, qualificando estas insinuações como “especulação”.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Quem sente regozijo com Tu, só pode ser um ser desprezível.
    Também dirias ou aceitarias as “Boas notícias” se o avião tivesse caído contigo e tua família? Questão retórica, o teu mau carácter já ficou claramente descrito.
    Existe um provérbio, nunca desejes aos outros o que não gostarias que te desejassem.

  2. Quem sente regozijo com Tu, só pode ser um ser desprezível.
    Também dirias ou aceitarias as “Boas notícias” se o avião tivesse caído contigo e tua família? Questão retórica, o teu mau carácter já ficou claramente descrito.
    Existe um provérbio, nunca desejes aos outros o que não gostarias que te desejassem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.