Aquilo que se presume ter sido um drone por pouco não embateu num avião de passageiros a quase 5 mil metros de altitude.
Um avião da Easyjet por pouco não teve um acidente com um “objeto voador não identificado” a quase 5 mil metros de altitude, em julho, perto de Londres.
O piloto do Airbus A320, que voava de Londres para Rodes, na Grécia, descreveu o objeto como sendo preto e cilíndrico e disse que passou a menos de três metros da aeronave, de acordo com o relatório divulgado na semana passada e citado pela Insider.
O relatório do Conselho Airprox do Reino Unido disse que o objeto provavelmente era um drone. O incidente foi classificado como Categoria A, o que significa que havia risco de colisão.
O piloto relatou o incidente pela primeira vez pelo rádio durante o voo: “Atravessando o FL160, quase atingimos um drone. Estamos a falar de menos de três metros”.
Os drones estão limitados a uma altitude de apenas 120 metros de altitude no Reino Unido. Isto significa que o veículo aéreo não tripulado estaria a voar a cerca de quarenta vezes acima do limite legal, caso realmente fosse um drone.
Uma colisão entre um drone e uma aeronave pode causar danos graves ao avião, escreve a Insider.
Noticia da tanga.
Drone a 5km de altitude.
Vamos lá usar a cabeça.
A essa altitude o avião tem que voar a uma velocidade relactivamente elevada. (ar mais rarefeito implica mais velocidade para manter sustentação).
Deveria ser objecto grande para ser visto pelo piloto, e a menos de 3 metros da aeronave teria certamente dado toque na aeronave por sucção e no minimo o tal “drone” despenhava-se com a turbulencia criada pelos motores.
Que tal corrigir a noticia para objecto voador possivelmente militar, cientifico (balão metereologico) ou mesmo comercial.
Não é so traduzir para Portugues uma noticia. Há que pensar um bocadinho e para de meter veneno em relação aos drones.
(Piloto comercial de aeronaves e amador de drones)