Avião militar despenha-se em Sevilha junto a fábrica da Coca Cola

@POLICIAyEMERGEN / Twitter

Restos do avião militar Airbus A400M que se despenhou em Sevilha

Restos do avião militar Airbus A400M que se despenhou em Sevilha

Um avião militar Airbus A400M despenhou-se este sábado junto ao aeroporto de Sevilha, nas proximidades de uma fábrica da Coca Cola.

A aeronave, que levava oito a dez tripulantes a bordo, despenhou-se após ter levantado voo. Segundo relata o ABC, antes do impacto, o piloto notificou a torre de controlo de uma avaria no aparelho.

O aparelho, um avião de carga militar Airbus A400M, encontrava-se a efectuar voos de teste, e despenhou-se junto ao Aeroporto de San Pablo, em Sevilha.

Segundo as primeiras informações, foram já encontrados entre os destroços do aparelho o corpo carbonizado de um dos tripulantes e dois feridos em estado muito grave, que foram transportados para os hospitais Virgen del Rocío e Virgen Macarena.

Os oito a dez tripulantes do aparelho eram todos de nacionalidade espanhola e funcionários da Airbus.

Apesar de o acidente ter ocorrido fora do perímetro do aeroporto, o mesmo foi encerrado às 13.15 horas locais, estando os voos com destino a Sevilha a ser desviados para Málaga e Jerez.

O acidente provocou uma enorme coluna de fumo, visível à distância nos arredores do local.

O Airbus A400M é um avião de transporte militar táctico equipado com 4 motores TP400-D6, desenvolvido pela Airbus Military.

O programa A400M foi lançado em maio de 2003 com uma encomenda de 180 aviões para 7 países da NATO. O seu primeiro voo só ocorreu em dezembro de 2009, com quase dois anos de atraso, precisamente em Sevilha, Espanha.

Vários países cancelaram ou ajustaram as suas encomendas do aparelho, devido a sucessivos atrasos na entrega, e ao seu preço, que subiu consideravelmente e chegou aos 100 milhões de euros por aeronave.

Em setembro de 2013, a Airbus entregou a primeira unidade à Força Aérea francesa, que confirmou os 50 pedidos previstos.

O objectivo estratégico da Airbus com este aparelho é apresentar uma alternativa viável ao mítico avião norte-americano de transporte táctico Hércules C-130.

MilborneOne / Wikimedia

Avião militar de transporte táctico Airbus A400M

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …

Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi anunciado. Em conferência …

A Igreja Católica medieval moldou a sociedade ocidental (e deu à luz europeus "estranhos")

As pessoas do Ocidente são psicologicamente diferentes de todas as outras pessoas do mundo. Estudos globais descobriram que os europeus ocidentais e os seus descendentes tendem a ser mais individualistas, menos conformistas e confiam mais …