Avião militar despenha-se em Sevilha junto a fábrica da Coca Cola

@POLICIAyEMERGEN / Twitter

Restos do avião militar Airbus A400M que se despenhou em Sevilha

Restos do avião militar Airbus A400M que se despenhou em Sevilha

Um avião militar Airbus A400M despenhou-se este sábado junto ao aeroporto de Sevilha, nas proximidades de uma fábrica da Coca Cola.

A aeronave, que levava oito a dez tripulantes a bordo, despenhou-se após ter levantado voo. Segundo relata o ABC, antes do impacto, o piloto notificou a torre de controlo de uma avaria no aparelho.

O aparelho, um avião de carga militar Airbus A400M, encontrava-se a efectuar voos de teste, e despenhou-se junto ao Aeroporto de San Pablo, em Sevilha.

Segundo as primeiras informações, foram já encontrados entre os destroços do aparelho o corpo carbonizado de um dos tripulantes e dois feridos em estado muito grave, que foram transportados para os hospitais Virgen del Rocío e Virgen Macarena.

Os oito a dez tripulantes do aparelho eram todos de nacionalidade espanhola e funcionários da Airbus.

Apesar de o acidente ter ocorrido fora do perímetro do aeroporto, o mesmo foi encerrado às 13.15 horas locais, estando os voos com destino a Sevilha a ser desviados para Málaga e Jerez.

O acidente provocou uma enorme coluna de fumo, visível à distância nos arredores do local.

O Airbus A400M é um avião de transporte militar táctico equipado com 4 motores TP400-D6, desenvolvido pela Airbus Military.

O programa A400M foi lançado em maio de 2003 com uma encomenda de 180 aviões para 7 países da NATO. O seu primeiro voo só ocorreu em dezembro de 2009, com quase dois anos de atraso, precisamente em Sevilha, Espanha.

Vários países cancelaram ou ajustaram as suas encomendas do aparelho, devido a sucessivos atrasos na entrega, e ao seu preço, que subiu consideravelmente e chegou aos 100 milhões de euros por aeronave.

Em setembro de 2013, a Airbus entregou a primeira unidade à Força Aérea francesa, que confirmou os 50 pedidos previstos.

O objectivo estratégico da Airbus com este aparelho é apresentar uma alternativa viável ao mítico avião norte-americano de transporte táctico Hércules C-130.

MilborneOne / Wikimedia

Avião militar de transporte táctico Airbus A400M

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …