Avião hipersónico da Airbus irá de Londres a Nova Iorque em uma hora

cv PatentYogi / YouTube

Conceito artístico do futuro avião hipersónico da Airbus

Conceito artístico do futuro avião hipersónico da Airbus

Já imaginou fazer uma viagem entre Londres e Nova Iorque em apenas uma hora? Com a nova patente da Airbus pode ser possível.

A Airbus, fabricante europeia de aviões, registou uma patente de uma aeronave hipersónica que poderá transportar passageiros entre Londres e Nova Iorque, duas das maiores capitais do mundo, numa hora.

A patente foi recentemente aprovada e, segundo a empresa, a aeronave, que poderá quadriplicar a velocidade do som, será alimentada por três motores, movidos por diferentes tipos de hidrogénio, que trabalham em ordem sequencial e ainda possui dois turbo-jactos colocados sob a fuselagem.

De acordo com a Business Insider, este será um grande avanço na aviação. O Concorde, por exemplo, fazia a mesma viagem em três horas e meia.

Airbus

-

Com objetivo de descolar de forma vertical, a aeronave está desenhada para atingir velocidades de 5,500km por hora. Importante também recordar que os voos convencionais demoram atualmente cerca de sete a oito horas para fazer a viagem.

Para além de a fabricante acreditar que esta invenção possa ser poderosa a nível civil (Paris – São Francisco e Tóquio – LA em três horas são outros exemplos), sugere ainda que poderá ter um valioso contributo na aviação militar, para transportar soldados de forma mais rápida.

A versão civil teria capacidade para vinte passageiros, com duas filas de assentos separados por um corredor.

No entanto, nem sempre estes projetos chegam a ser realizados. A par da Boeing, a Air Bus é uma das empresas que mais patentes regista por ano e muitas delas não chegam a sair do papel.

Um exemplo disso é o avião não poluente criado em 2011 que prometia unir Paris e Tóquio em apenas duas horas. Ainda é um avião de papel.

FM, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …